A Câmara Municipal de Londrina encaminhou ao prefeito Marcelo Belinati (PP) pedido para reabertura de eventos esportivos ao público na cidade. A medida, segundo a proposta de autoria da vereadora Sônia Gimenez (PSD), valeria apenas para as pessoas que já estão totalmente vacinadas contra a Covid-19. O mesmo pedido foi encaminhado ao governador Ratinho Junior (PSD) para adoção de igual medida no Estado.

Imagem ilustrativa da imagem Vereadores de Londrina pedem reabertura de eventos esportivos com 30% da capacidade
| Foto: Isaac Fontana/FramePhoto/Folhapress

O pedido de indicação ao Executivo foi aprovado pela maioria dos parlamentares na sessão de terça-feira (6). A ideia é que seja respeitado o limite de 30% da capacidade dos estádios, ginásios, quadras e arenas, e acesso nos espaços só seria permitido mediante apresentação da carteira de vacinação. "O fato de ter um protocolo, de apresentarem a carteirinha, de estarem de máscaras, de ter um certo distanciamento com 30%, em ambiente aberto, acreditamos que há essa possibilidade", disse Gimenez ao revelar que foi procurada por torcedores do Londrina Esporte Clube e apreciadores de outros esportes que solicitaram uma resposta sobre uma sinalização para uma futura abertura.

A indicação ao prefeito Marcelo Belinati não tem força de lei e nem de decreto. Isso porque STF (Supremo Tribunal Federal) assegurou aos governos estaduais e municipais, no exercício de suas atribuições e no âmbito de seus territórios, competência para a adoção ou manutenção de restritivas durante a pandemia da Covid-19, tais como a imposição de distanciamento social, suspensão de atividades de ensino, restrições de comércio, atividades culturais, circulação de pessoas, entre outras.

Apesar da aprovação da indicação, cabe ao prefeito Marcelo Belinati e ao governador Ratinho Junior determinar quando e como será liberado o retorno de público aos eventos esportivos. No Brasil, ainda não houve nenhum anúncio oficial liberando público nos estádios. A final da Copa América, por exemplo, entre Brasil e Argentina, que será realizada no sábado (10), não teve permitida a presença de público. Outros eventos esportivos como o Campeonato Brasileiro também seguem calendário sem torcida.

FIM DA FILA

Também nesta semana, a Câmara Municipal encaminhou outro pedido de indicação ao prefeito Marcelo Belinati relacionado à pandemia. Trata-se do pedido feito pela vereadora Flavia Cabral (PTB) que propõe encaminhar para o fim da fila quem quiser escolher vacina anticovid. Medida semelhante foi adotada por decreto municipal na cidade de Nova Esperança (Noroeste do Paraná).. Inspirada em outras cidades, a vereadora quer que a Prefeitura de Londrina adote o mesmo procedimento para os munícipes que se recusarem a tomar a vacina na unidade de saúde em que agendarem a vacinação, exigindo outra marca. Ela encaminhou a indicação ao Executivo pela Câmara Municipal no início da sessão desta terça-feira (6).

Segundo a sugestão, aqueles que se recusarem a se vacinar em decorrência da marca da vacina devem assinar um documento responsabilizando-se pela escolha. E no caso de recusa da assinatura, sugere-se que dois profissionais que estiverem trabalhando no local assinem o documento, dando fé ao ocorrido. "Quando eu escolho a vacina, atraso o desenvolvimento da imunização e protelo o processo de retomada da rotina da sociedade", pontua a vereadora.

O prefeito Marcelo Belinati foi procurado por meio da assessoria de imprensa, mas não respondeu até o momento.