O projeto de lei do PPA (Plano Plurianual – 2022-2025 ), enviado pelo Executivo com metas e diretrizes para os próximos quatro anos, foi aprovado em primeiro turno na sessão da Câmara Municipal de Londrina dessa quinta-feira (4) por unanimidade. Para 2022, o PPA prevê um total de receitas de R$ 2.497.556.000,00, que sobe gradualmente até chegar a R$ 2.614.463.000,00 para 2025.

O plano traz demonstrativo da estimativa da receita; demonstrativo por programa de governo; diagnósticos com indicadores econômicos e sociais; PPA Criança; demonstrativo dos objetivos e ações; e Lei de Diretrizes Orçamentárias - metas e prioridades – 2022.

Questionada pela vereadora Lenir de Assis (PT) sobre a efetividade e transparência do PPA, a diretora da Secretaria de Planejamento, Darling Maffato, frisou durante a sessão que foram realizadas 16 audiências virtuais e 1.400 pessoas participaram. "O conteúdo das audiências virtuais está disponível até hoje. Ainda tivemos 630 acessos aos formulários eletrônicos com solicitações. Todas estão sendo encaminhadas para secretarias para aplicação de projetos de políticas públicas das suas respectivas áreas", respondeu a gestora.

"Pensar a cidade por 4 anos é pensar numa cidade que empobreceu com pessoas desempregadas, em pessoas que estão nas ruas. Temos que pensar numa cidade para não termos um colapso em algumas áreas", defendeu Lenir.

Após aprovação em primeiro turno, o PPA será debatido em audiência pública antes de voltar em segunda discussão. Os vereadores poderão apresentar emendas com sugestões de alterações no projeto de lei neste período de intervalo.