O MP (Ministério Público) deflagrou nesta quinta-feira (15) a Operação Perjúrio em Ibaiti (Norte Pioneiro) na qual prendeu o vereador e também investigador de polícia Elienson Carlos Araújo (PTB), conhecido com Tiguera. Os mandados de prisão preventiva e busca apreensão foram cumpridos com o apoio do Gaeco (Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado) de Londrina. Ele é acusado vazamento de informações sigilosas da polícia civil.

Esta não é a primeira vez que o vereador tem sua prisão preventiva decretada. Em 2016, Araújo foi preso pela Operação Alcova que apurou a prática de crimes de exploração sexual de menores e estava em liberdade provisória.

De acordo com a promotora de Justiça da comarca de Ibaiti, Dúnia Serpa Rampazzo, as investigações apuraram que ele havia vazado informações de uma operação policial para organizadores de um evento (festa rave) que aconteceria na cidade, o que acabou frustando o cumprimento das ordens judiciais. "A partir da investigação apuramos outros crimes. Ele já havia sido preso e passou a reiterar práticas criminosas". O investigador é acusado ainda de falsificação de documentos, abandono de função e de facilitação de fugas de presos." Ainda segundo o MP, Araújo responde também a por improbidade administrativa em ação civil pública. A promotora informou ainda que o pedido de afastamento do cargo de vereador foi negado pela Justiça.

Por ser investigador, Araújo ficará preso pela Corregedoria da Polícia Civil em Curitiba. A Operação foi batizada de "Perjúrio" em razão da violação do juramento de "servir e proteger" a sociedade que todo policial faz ao ingressar na carreira.