Vereadores da bancada evangélica e de raiz bolsonarista de Londrina discutiram um assunto no mínimo inusitado na sessão plenária da Câmara Municipal nessa quinta-feira (21). O vereador Ailton Nantes (PP) enviou o pedido de indicação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), ao governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), e ao prefeito Marcelo Belinati (PP) pedindo providências para proibir a fabricação, venda e distribuição de brinquedos com personagens transgêneros às crianças.

Imagem ilustrativa da imagem Vereador de Londrina quer proibir fabricação e distribuição de 'bonecas trans'
| Foto: Devanir Parra/Divulgação/CML

Segundo Nantes, um histórico de fatos o levou a se preocupar com o tema. Ele disse que em 2014 uma criança na Argentina comprou uma boneca com vestimentas femininas, mas que tinha órgão sexual masculino. "Em 2017, no auge da discussão de ideologia de gênero no Estados Unidos, foi lançada uma boneca trans. Em 2018 lojas são fechadas no Paraguai por estarem fabricando bonecas dessa natureza. Como percebemos que há uma movimentação mundial para fabricação deste tipo de brinquedos e estamos à porta do período do Natal, por isso indicamos a todas instâncias para que fiquem atentas e não autorizem. Uma pessoa adulta tem todo o direito de escolher o que quer da vida, mas uma criança não", afirmou.

POSICIONAMENTOS

Liderança da igreja Universal, o vereador Emanoel Gomes (Republicanos) elogiou o encaminhamento feito por Nantes. "Nossas crianças estão sendo atingidas, seus direitos estão sendo roubados. Através das escolas com material didático e tantas outras coisas que de forma sorrateira vêm de encontro de nossas crianças. Precisamos nos posicionar sim."

A vereadora Lenir de Assis (PT) relembrou a pauta recente que foi derrubada pela Câmara Municipal - a criação do Conselho Municipal LGBT, que foi rejeitado por 12 vereadores, mesmo com o apoio irrestrito do prefeito Marcelo Belinati, responsável por encaminhar projeto de lei à Câmara para discutir a política pública. "Apesar de não ser um projeto de lei, é uma discussão posta nesta Casa. Iniciamos uma discussão séria sobre a população LGBT. A população LGBT pertence a nossa sociedade, as pessoas LGBTs estão nas escolas, estão nas igrejas, ou até isso vocês não querem enxergar? Temos que incluí-las. Esse assunto é sério, tem muito homossexual dentro das escolas, ou talvez não estejam porque foram retirados pelo bullyng, pelo preconceito por não saberem lidar com o tema."

Homossexual assumida, a vereadora Jessica Moreno, eleita pela alcunha de Jessicão (PP), também elogiou a indicação do vereador Nantes. "Diariamente nós estamos travando uma guerra com essa ditadura gayzista. Quando você se posiciona contra a venda desse tipo de brinquedo, a pessoa já quer dizer que você é homofóbica. Isso é um saco e dificulta cada vez mais minha vida. Criança tem que ser criança, deixem nossas crianças em paz."

O pedido de indicação contra os denominados brinquedos "trans" foi aprovado por 11 votos: Beto Cambará (PODE), Eduardo Tominaga (DEM), Emanoel Gomes (REP), Giovani Mattos (PSC), Jairo Tamura (PL), Madureira (PTB), Mara Boca Aberta (Pros), Roberto Fú (PDT) e Santão (PSC). Outros quatro vereadores se abstiveram sobre o tema: Chavão (PATRI), Daniele Ziober (PP), Deivid Wisley (Pros) e Matheus Thum (PP). Flavia Cabral (PTB), Lenir de Assis e Lu Oliveira (PL) votaram contra a indicação.

Indicação é a proposição em que o vereador sugere aos poderes competentes medidas de interesse público, entretanto não tem força de lei nem de projeto de lei. Caberá ao Executivo decidir pela implantação ou não da política pública.