Um vereador de Ponta Grossa, região dos Campos Gerais, percorreu a pé uma distância de mais de 100 quilômetros até Curitiba para protestar contra a falta de leitos nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) do município. Francisco Valentin Filho (PSB), mais conhecido como Baixinho, veio à capital para entregar, em mãos, uma Moção de Apelo, aprovada na Câmara Municipal, ao secretário Estadual de Saúde, Cláudio Murilo Xavier. ''No começo do ano o secretário veio a Ponta Grossa e disse que ia fazer UTIs em 60 dias, só que não fez'', afirmou o vereador. Segundo ele, nos últimos meses quatro crianças morreram por falta de leitos nas UTIs do município.
A viagem teve início às 16 horas de segunda-feira e só terminou às 19h40 de quarta-feira. Baixinho, que já teve dois infartes e toma medicação para controlar a pressão arterial, afirmou que chegou a passar mal durante o trajeto.
Ontem o secretário Cláudio Xavier recebeu o vereador ponta-grossense em um café da manhã, onde comprometeu-se a criar uma força-tarefa para tratar do problema da saúde no município. ''Ele nunca tinha prometido nada pra mim. Se ele não cumprir vou fazer um manifesto pior ainda'', prometeu Baixinho.

mockup