O vereador André Vargas, de Londrina, foi escolhido ontem presidente do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT). A eleição foi em Curitiba e Vargas derrotou, por 19 votos a nove, Rosimeire Zanardi, de Sarandi, apoiada pelos deputados federais Florisvaldo Fier e Padre Roque Zimmerman.
O novo presidente do PT substitui Márcio Pessati, que vinha ocupando o cargo provisoriamente desde o ano passado, quando Nedson Micheleti pediu afastamento para concorrer à prefeitura de Londrina. Mas o mandato de Vargas também será ‘‘tampão’’: em setembro haverá nova eleição, desta vez direta, durante o encontro estadual.
Líder de Nedson na Câmara dos Vereadores, Vargas também foi apoiado pelo deputado estadual Irineu Colombo. Seu principal trabalho à frente do partido será coordenar o debate para a escolha do candidato do PT ao governo do Paraná, no próximo ano, e também a elaboração do programa de governo.
Até agora, já são três os pré-candidatos do PT para 2001: os deputados estaduais Irineu Colombo e Angelo Vanhoni, além de Padre Roque. Nedson está tentando um consenso entre Colombo e Vanhoni para que apenas um dispute a prévia com Padre Roque. A definição ocorre depois de setembro, mas ainda não tem data marcada.
Após a eleição de ontem Vargas anunciou que o partido pretende entrar com uma ação por danos morais contra o governo do Estado. O motivo, segundo ele, é uma propaganda dizendo que o PT privatizou a Excelsa – empresa de energia elétrica do Espírito Santo. ‘‘A Excelsa era federal, não estadual’’, alegou.

mockup