O vereador afastado Joel Garcia (PDT) propôs uma ação popular contra o prefeito Barbosa Neto (PDT), o vice José Joaquim Ribeiro (PSC), o secretário de Gestão Pública, Marco Cito, e o secretário de Defesa Social, Benjamin Zanlorenci, referente ao treinamento da Guarda Municipal. Segundo Joel, uma empresa de Campo Grande - Delmontes Dias Ltda. - teria vencido a licitação para o treinamento da corporação pelo qual supostamente teria recebido R$ 313 mil. ''Todos tinham notícia de que a Polícia Militar (PM) faria o treinamento da Guarda. Então, por que uma empresa de Campo Grande levou todo esse dinheiro embora?'', afirma.
Joel questiona ainda o secretário de Gestão pela retirada do treinamento de tiro com pistola do currículo da Guarda Municipal. ''Eles são obrigados a fazer 66 horas de treinamento, e não fizeram. Outro problema é que a empresa recebeu por esse serviço.'' A última denúncia diz respeito aos 420 tíquetes refeição que deveriam ter sido entregues aos guardas no primeiro mês de serviço. ''Ninguém recebeu o benefício'', afirma Garcia, que diz ter provas para sustentar a ação na qual pede o ressarcimento dos valores pagos e o afastamento dos envolvidos no caso. ''Na Câmara, pedi a abertura de uma Comissão Processante (CP) e a cassação do mandato do prefeito.''
Indagado sobre o papel da Delmonte no treinamento, o secretário de Defesa Social admitiu que ''a empresa foi contratada para dar curso de formação à Guarda'', mas se esquivou de outras perguntas.

mockup