Vereador acusa Barbosa de incoerência no PDT
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 10 de novembro de 2004
Jacira Werle<br> Reportagem Local 
O vereador Jamil Janene reaqueceu as discussões sobre a expulsão dele e outros três membros do PDT de Londrina. A explusão se deu durante uma reunião do partido no último sábado. O vereador apresentou ontem, no plenário da Câmara de Vereadores, uma gravação de áudio na qual o presidente da executiva municipal, o deputado estadual e ex-candidato a prefeito Barbosa Neto liberava os vereadores e militantes do PDT a escolherem livremente o candidato a prefeito que iriam apoiar no segundo turno. Todavia, o motivo das explusões feitas no sábado seria a falta de fidelidade partidária.
Enfático, o vereador argumentou que não foi infiel ao PDT. A fita trazida pelo vereador reproduz uma entrevista de Barbosa Neto à Rádio Paiquerê, no dia 9 de outubro, na qual ele diz que o PDT enquanto partido manteria a neutralidade para o segundo turno das eleições municipais. Porém, na mesma gravação, Barbosa Neto afirma que os três vereadores eleitos do PDT e os militantes estavam liberados para escolherem quem iriam apoiar no segundo turno. Segundo Janene, o objetivo de trazer a gravação para o plenário foi ''mostrar a incoerência do deputado''.
Janene menciona que, durante a reunião de sábado, em particular, foi convidado por Barbosa Neto para se retirar do PDT. Segundo Janene, ele teria recusado o ''convite'' na mesma hora. Além da fita, o vereador mencionou que panfletos de campanha no qual ele pedia votos ao então candidato Barbosa Neto provariam a fidelidade dele ao partido. Janene afirma que ''vai lutar para permanecer no PDT''.
A vereadora Sandra Graça reforçou ontem que não participou da reunião do PDT que aconteceu no sábado. Ela disse que foi informada da própria explusão pela imprensa. Ela vai tentar obter a ata da reunião e só após irá decidir que atitude tomar.
O deputado Barbosa Neto ressaltou ontem que o episódio da expulsão integrantes do PDT em Londrina é um assunto ''que ficou no passado'' para ele. Segundo Barbosa Neto, os quatro integrantes foram explusos porque fizeram campanha para outros candidatos ainda durante o primeiro turno das eleições. Ele disse também que a explusão foi votada e aprovada pelos membros do PDT na reunião de sábado.
Tanto Barbosa Neto quanto os vereadores aguardam a decisão do senador Osmar Dias, presidente estadual do PDT, que deve acontecer até o final de semana. O senador disse, em entrevista publicada na Folha na segunda-feira, que não se manifestaria antes de conhecer os dois lados. Barbosa Neto assegurou que enviou documentos referentes à expulsão para o senador.


