Vedoato é eleito novo vice da Câmara
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 30 de maio de 2000
Pedro Livoratti De Londrina 
O vereador Flávio Vedoato (PL) foi eleito ontem o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Londrina. A eleição foi feita em clima de muita competitividade. A votação só foi possível depois de quase duas horas de negociação que resultou na formação de duas chapas. Além de Vedoato, a eleição foi disputada também pelo ex-presidente da casa, Adalberto Pereira (PFL). A eleição foi interpretada pelos vereadores contrários a Antonio Belinati (PFL) como uma vitória do bloco que dava sustenção ao prefeito afastado. Vedoato afirmou que assume o cargo com total isenção. O placar final ficou em 11 votos a 9.
O cargo estava vago desde a última quinta-feira, quando o então vice-presidente, Jorge Scaff (PSB), assumiu o comando do Legislativo, após o então presidente, vereador Renato Araújo (PPB), abrir mão do cargo. Scaff responde interinamente pela prefeitura durante o período de afastamento de Belinati. Caberá ao vice-presidente responder pela Câmara durante todo o período da ausência do presidente.
Vamos acatar o cargo com transparência e lisura, afirmou Vedoato, logo após assinar o termo de posse. O novo vice-presidente disse que foi eleito depois de um consenso em torno de seu nome. A vitória de Vedoato só foi possível depois que o vereador Orlando Bonilha (PDT) resolveu dar apoio ao bloco que apoiava Vedoato. O voto do Bonilha surpreendeu os vereadores que apoiavam Adalberto Pereira.
De uma hora para outra aconteceu..., surpreendeu-se Adalberto. A estratégia era tentar empatar e apelar para o Regimento Interno da Casa, que prevê, no caso de empate, que vence o vereador mais velho no caso, Adalberto. Já a vereadora Elza Correia (PMDB) criticou Bonilha por ele ter mudado de lado. O vereador havia participado das negociações com o bloco contrário, pretendia ser candidato, mas acabou abrindo mão.
Resolvi votar no Vedoato por ele ser um vereador novo e sem vícios; não vou aceitar pressão, afirmou Bonilha. Ele justificou ainda que votou de acordo com a orientação de seu partido, que pediu que ele votasse contra o PFL.
Para o vereador Célio Guergoleto (PMDB), que chegou a brigar pela candidatura, mas acabou perdendo-a no sorteio para o candidato derrotado, a vitória de Vedoato representa uma vitória do prefeito afastado. Ele teme agora pela tramitação das duas comissões processantes, em curso no Legislativo. É importante lembrar que o grupo que está à frente da Casa, até ontem votava com o Belinati, criticou.
Votação encerrada, os ânimos permaneceram exaltados. Elza Correia e Renato Araújo chegaram a trocar insultos no plenário. Segundo a vereadora, Renato por pouco não a agrediu, quando ela reclamava com o vereador Bonilha. Ele me afrontou. Isto é uma vergonha, resumiu Elza. Jamais ameacei, retrucou Araújo. Segundo informou, ele interveio porque Elza pressionava Bonilha. Acho que ele votou segundo a sua consciência.
Alheio às polêmicas, o prefeito interino se dirigiu à Câmara, no início da noite, para cumprimentar o colega e tratou de contemporizar. Ele disse que não tinha preferido e deu uma declaração de consenso. São todos meus amigos, aqui tenho 20 amigos.
Por volta das 21 horas, Vedoato estaria comemorando sua vitória na chácara do advogado Antônio Carlos Vianna, que defende o deputado federal José Janene (PPB).


