Esta sexta-feira (20) marcou mais uma divergência pública na guerra de versões entre o governador Ratinho Junior (PSD) e parlamentares paranaenses do Partido dos Trabalhadores (PT) em relação ao novo modelo de pedágio a ser implantando no estado.

Dessa vez, o relato partiu da deputada federal e presidente nacional da legenda, Gleisi Hoffmann. Através do Twitter, ela escreveu ao fim da manhã ter tido uma reunião “muito boa” com o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), para tratar do formato de exploração das rodovias do Paraná que devem ser repassadas para a iniciativa privada. “Vamos ter mudanças no modelo de concessão para assegurar tarifa menor”, afirmou a petista na plataforma de microblog.

A deputada federal e presidente naciona do PT, Gleisi Hoffmann, garante que modelo de concessão terá tarifa menor
A deputada federal e presidente naciona do PT, Gleisi Hoffmann, garante que modelo de concessão terá tarifa menor | Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

Um dia antes, na quinta-feira (19), Ratinho Junior havia ido até a Brasília para tratar do mesmo tema com Renan Filho. O discurso do Palácio Iguaçu, contudo, foi diferente. Além de divulgar pela Agência Estadual de Notícias um suposto “acordo selado” para manter a modelagem dentro dos parâmetros definidos em 2021, ainda sob a gestão de Jair Bolsonaro, o próprio governador declarou ao órgão oficial de imprensa que já estão previstas reuniões técnicas para abordar “questões pontuais” sobre o projeto.

Em meio ao fogo cruzado de narrativas, também surgem discursos de conciliação de outros atores ligados ao assunto, como é o caso do deputado estadual Evandro Araújo (PSD), vice-coordenador da Frente Parlamentar do Pedágio da Assembleia Legislativa.

“Acredito que não se trata de escolher um modelo A, de um governo, ou um modelo B de outro governo, mas sim dar celeridade ao processo de concessão sem perder de vista o desejo dos paranaenses por um modelo de pedágio com menor tarifa, que garanta obras”, declarou Araújo por meio de sua assessoria de imprensa.

Entre as incertezas quanto ao futuro da conservação e ampliação das rodovias no Paraná, fatos já divulgados apontam que, qual seja o modelo escolhido, a movimentação na economia será intensa e deve chamar atenção de empresas que atuam em concessões de infraestrutura: somente em dois dos seis lotes os investimentos projetados passam de R$ 18 bilhões.

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