Brasília - O clima político contra Severino já vinha pesado desde o início da semana passada, quando o presidente da Câmara defendeu penas brandas para deputados flagrados usando recursos de caixa 2. A denúncia de que ele recebia R$ 10 mil do empresário Sebastião Buani, negada com veemência por Severino, precipitou o pedido de afastamento. O argumento é o de que Severino presidirá sobre os processos de cassação contra deputados acusados de envolvimento no escândalo do ''mensalão''.
''A nenhum magistrado é dado comandar um procedimento no qual possui interesse direto. Solicitamos a V. Exa. que se afaste da Presidência da Câmara até que as denúncias trazidas a público durante o fim de semana sejam apuradas com rigor e isenção'', diz a carta, que acabou sendo protocolada no gabinete de Severino pelos deputados após um chá de cadeira de 15 minutos.
Após a notícia de que Buani havia negado a propina, os líderes oposicionistas procuraram aparentar tranquilidade. ''Ele está sendo contraditório com o que disse no final de semana, quando deu a entender que pagou propina. A única saída é investigar'', disse Goldman. ''Estamos investigando e vamos desarmar mais essa pizza'', afirmou Gabeira.
Tentando evitar a aparência de esvaziamento do movimento, os articuladores do documento afirmaram que já receberam adesões de outros partidos. ''O PDT, a esquerda do PT e o PSOL já estão nos apoiando'', afirmou Gabeira. ''O PSB e o PC do B podem se juntar a nós'', declarou Jungmann. ''Já falei com muitos peemedebistas'', afirmou Ronaldo Caiado (PFL-GO).
Mas o racha na oposição ficou evidente. Enquanto PPS e PV disseram já ter tomado a decisão política de representar contra Severino no Conselho de Ética, tucanos e pefelistas preferiram a cautela. ''A decisão de entrar com ação contra Severino tem de ser a mais correta e bem-fundamentada possível'', afirmou Aleluia. O PT criticou a iniciativa das oposições. ''Pedir para alguém se afastar é estranho. Afastamento é uma decisão pessoal'', afirmou Sigmaringa Seixas (PT-DF), vice-líder do governo. (Folhapress)

mockup