Já são ao menos quatro os pré-candidatos ao Senado pelo Paraná nestas eleições 2022. Neste ano, os eleitores paranaenses vão escolher quem ocupará a cadeira do senador Alvaro Dias (Podemos). O seu mandato, de oito anos, termina em dezembro e ele próprio deve ser um dos candidatos à vaga. Os partidos têm até 16 de agosto para registrar na Justiça Eleitoral os nomes dos candidatos, porém, por enquanto os nomes colocados pelos partidos disputam o mesmo espectro político, com viés mais conservador e bandeiras de direita.

ALVARO DIAS (PODEMOS)

Alvaro Dias está no terceiro mandato consecutivo de senador
Alvaro Dias está no terceiro mandato consecutivo de senador | Foto: Pedro França/Agência Senado

Alvaro Dias disse à FOLHA nesta semana que o Podemos ainda não definiu qual será a coligação para as eleições de outubro, mas interlocutores afirmam que o senador ainda cobra de Ratinho Junior (PSD) apoio negociado há meses - o governador até agora não se manifestou a favor da reeleição do senador. Diante desse quadro, o próprio Alvaro já disse a aliados que não descarta sair candidato ao governo do Paraná.

"O Alvaro não está preocupado de quem será seu adversário, ele está disputando quem terá a nomeação de Ratinho Junior, ainda que seja um apoio branco. O que o Alvaro não quer é que o governador apoie outro candidato que seja o Moro ou alguém indicado pela direita. Hoje tudo gira em torno do apoio do Ratinho", avalia o professor da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e cientista político Emerson Cervi.

Segundo Cervi, o PSD deverá abrir mão de um candidato próprio para dar espaço a outra legenda e é isso que os demais estão tentando. Nesse bolo, incluem-se o Progressistas, do deputado estadual Guto Silva, e o PL, do presidente Jair Bolsonaro e do deputado federal Paulo Martins. Ex-governador (1987-1991), Alvaro Dias está no terceiro mandato consecutivo de senador, ocupando uma cadeira há quase três décadas (1999-2007); (2007-2015); (2015-2022).

LEIA TAMBÉM:

+ Candidatura de Moro pelo Paraná embaralha eleições

+ Após audiência, Belinati volta a defender alterações na Cidade Limpa

GUTO SILVA (PP)

Guto Silva é deputado estadual em segundo mandato
Guto Silva é deputado estadual em segundo mandato | Foto: Dalie Felberg/Alep

Natural de Maringá (Noroeste), mas com carreira política em Pato Branco (Sudoeste), Luiz Augusto Silva ou Guto Silva é deputado estadual em segundo mandato. Iniciou a carreira em 2009, quando foi eleito o vereador mais votado de Pato Branco. Elegeu-se deputado estadual em 2014, com 45.313 votos pelo PSC, e foi reeleito em 2018, pelo PSD, com 66.412 votos.

Aliado de Ratinho Junior, foi secretário-Chefe da Casa Civil de 2019 a 2022. Na última janela partidária, em abril, o parlamentar mudou para o Progressista com o claro intuito de concorrer ao Senado numa legenda aliada da coligação. Ou seja, buscou aproximação com o deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), que é líder do presidente Jair Bolsonaro (PL) na Câmara.

PAULO MARTINS (PL)

Paulo Martins defende pautas do governo consideradas "conservadoras" nos costumes e "liberais" na economia
Paulo Martins defende pautas do governo consideradas "conservadoras" nos costumes e "liberais" na economia | Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Nascido em Presidente Venceslau, o jornalista Paulo Eduardo Martins, 41 anos, exerceu a atividade de comentarista do programa SBT Paraná da Rede Massa de Curitiba. Em 2014, concorreu a uma vaga na Câmara dos Deputados pelo PSC do Paraná, obtendo 63.970 votos e ficando como o quarto suplente da coligação. Conseguiu assumir a cadeira em 2016 após afastamento dos titulares e foi reeleito em 2018 pelo PSC.

Na atual legislatura, Martins defendeu pautas do governo consideradas "conservadoras" nos costumes e "liberais" na economia. Recentemente, ganhou o status de candidato de Bolsonaro. Isso porque na passagem por Maringá (Noroeste) em maio deste ano o presidente da República declarou que Martins seria o nome dele ao Senado pelo Estado.

ALINE SLEUTJES (PROS)

A deputada federal Aline Sleutjes  foi eleita com votos concentrados nos Campos Gerais
A deputada federal Aline Sleutjes foi eleita com votos concentrados nos Campos Gerais | Foto: Paulo Sergio - Câmara dos Deputados

Mesmo sem apoio formal do presidente Jair Bolsonaro, a deputada federal Aline Sleutjes (PROS) informou que mantém a candidatura ao Senado pelo Paraná. A parlamentar também foi eleita pela onda bolsonarista com votos concentrados na região dos Campos Gerais. Professora da rede particular de ensino e profissional de educação física, a deputada é natural de Castro e formada pela UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa). Em 2004 foi eleita vereadora por Castro em dois mandatos e candidata a prefeita algumas vezes.

Levantando pautas conservadoras, Sleutjes foi eleita deputada federal em 2018 pelo PSL. Durante o mandato, promoveu protestos com bandeiras antidemocráticas pedindo o fechamento do STF (Supremo Tribunal Federal) e foi alvo de um inquérito. Na última janela partidária trocou o PSL (agora União Brasil) pelo Pros. O partido dela deve apoiar Ratinho Junior à reeleição.

SERGIO MORO (UNIÃO BRASIL)

Natural de Maringá, Moro foi juiz federal pelo Paraná e ministro da Justiça no Governo Bolsonaro
Natural de Maringá, Moro foi juiz federal pelo Paraná e ministro da Justiça no Governo Bolsonaro | Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Mesmo mantendo o suspense e sem anunciar se será candidato ao Senado, um dos principais caminhos do ex-titular da Lava Jato pode ser a disputa Câmara Alta pelo Paraná. Depois do revés sofrido pela Justiça Eleitoral de São Paulo, Sergio Moro diz que será candidato no Estado, mas ainda não definiu o cargo.

Natural de Maringá, Moro foi juiz federal pelo Paraná e ministro da Justiça no Governo Bolsonaro. O ex-juiz filiou-se ao Podemos no ano passado para concorrer à Presidência, chegou a dar entrevistas como presidenciável, mas na final da última janela partidária migrou para o União Brasil e desistiu do Planalto. Caso se concretize o cenário de disputa ao Senado, ele pode concorrer a uma vaga junto com o senador Alvaro Dias, um dos "patrocinadores" do ex-juiz na ideia de lançá-lo à presidência pelo Podemos.

ESQUERDA

O Partido dos Trabalhadores, que terá o ex-governador e ex-senador Roberto Requião como candidato ao Palácio Iguaçu, ainda não definiu qual nome deverá representar a coligação. Questionado, o presidente estadual da legenda, deputado estadual Arilson Chiorato (PT), disse que a legenda está construindo um nome em conjunto com os demais partidos como o PSOL e o REDE, que formam a federação.

"Pode ser que o candidato ao Senado não seja do PT, mas temos nomes cotados do partido, como Angelo Vanhoni [ex-deputado estadual], Dr. Rosinha [ex-deputado federal], Mirian Gonçalves [ex-vice-prefeita de Curitiba]." Segundo ele, a prioridade do grupo é construir um palanque amplo para bater chapa com o atual governador Ratinho Junior (PSD). "Temos nomes da Rede de Ponta Grossa e estamos conversando com o deputado Gustavo Fruet para trazer o PDT conosco)".

****

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1