Brasília, terça-feira, 25 de setembro de 2018


Cláudio Humberto



"Isso tem mantido o Brasil na lama nos últimos governos"
Jair Bolsonaro (PSL) sobre o esquema de partidos indicarem cargos no Executivo

Usinas acusadas de embolsar crédito bilionário
Usinas de São Paulo ligadas a Copersucar começam a receber mais de R$10 bilhões de indenização determinada pela Justiça Federal, que reconheceu os danos causados pela política de controle de preços da União, através do extinto IAA (Instituto do Açúcar e do Álcool), à indústria e fornecedores de cana. Usinas estão sendo acusadas agora de se apropriar da parte dessa indenização que cabe aos canavieiros.

A lei 4870 é clara
O artigo 11 da lei 4870 prevê a participação do fornecedor de cana no rendimento industrial, daí a suspeita de apropriação dos valores.

Assunto delicado
O assuntou causa nervosismo na Copersucar, a julgar pela reação agressiva de um funcionário da sua área de comunicação.

Controle de preço
O funcionário da Copersucar alegou que o tema é antigo e que "o controle de preço na época era de açúcar, etanol, e não de cana".

Seguindo a regra
Parecendo falar sobre ginecologia, o assessor diz que a Copersucar "não comenta o fluxo" e que "as informações estão no âmbito judicial".

Raquel Dodge é favorita para futura vaga no STF
Com o Supremo Tribunal Federal (STF) na expectativa de eventual antecipação de aposentadoria de ministros como Celso de Mello ou Cármen Lúcia, que já segredaram essa intenção em algum momento, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, surge como favorita entre os próprios ministros da Corte. Vários deles avaliam que ela é séria, aplicada, brilhante e sua nomeação qualificaria o Supremo.

Caminho difícil
O problema para Dodge é que chefiar o Ministério Público Federal não tem sido o melhor caminho para conquistar vaga de ministro do STF.

A exceção
Dos oito chefes do MP nas últimas três décadas, só José P. Sepúlveda Pertence virou ministro do STF, nomeado por José Sarney em 1989.

Idade limite
Se ninguém antecipar a saída, em dois anos surgirão duas vagas com as aposentadorias obrigatórias de Celso de Mello e Marco Aurélio.

Faz sentido
Levantamento do Paraná Pesquisa explica o acordo entre candidatos do PSDB e PSL já no primeiro turno: 38,6% dos eleitores de João Dória votam em Bolsonaro e não em Alckmin. Registro nº SP-04485/18.

Disputa acirrada
Com 31%, Suplicy (PT) parece garantido no Senado, segundo o Paraná Pesquisa. Há empate quádruplo para a segunda vaga: Mara Gabrilli (PSDB) pulou de 4,1% para 15,5%, Covas Neto (Pode) tem 13,8%, Olímpio (PSL) 12,5% e Maurren Maggi (PSB), 10,9%.

Tucanos radiantes
A pesquisa do Ibope desta segunda-feira (24) parece sob medida para animar o PSDB: de repente, em simulações de segundo turno, Bolsonaro voltou a perder para todos. Os tucanos ficaram radiantes.

Rollemberg muda o tom
Durante entrevista ao telejornal BandCidade, nesta segunda (25), o governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), abandonou a fidalguia e partiu para criticar os adversários Ibaneis Rocha (MDB), Alberto Fraga (DEM) e Rosso (PSD). Mas poupou Eliana Pedrosa (Pros).

Correndo para o abraço
O ex-braço direito do prefeito ACM Neto, em Salvador, João Roma faz campanha para ser campeão de votos. Mas teve o cuidado de deixar assessores cuidando, digamos, do relacionamento com o setor privado.

Mulheres boicotadas nos partidos
O grupo AppartidariAs apurou que todos os partidos cumprem a cota de 30% de candidaturas femininas, mas 22 dos 35 partidos (63% do total) repassam menos de 30% do dinheiro do fundo, como obriga a lei.
Herói da Pátria
Na função de presidente, Dias Toffoli sanciona nesta terça (25) a lei que registra Miguel Arraes no livro Heróis da Pátria. O livro, feito de aço, reúne os brasileiros que se destacaram na defesa da liberdade.

Mal em casa
Pesquisa Paraná em São Paulo (SP-04485/18) confirmou declínio de Geraldo Alckmin (PSDB) no Estado que governou por 8 anos. Já estava atrás de Bolsonaro e foi ultrapassado por Haddad (PT).

Pensando bem...
...a candidatura de Geraldo Alckmin em São Paulo parece o Brasil contra a Alemanha, em 2014: o objetivo é fazer o "gol de honra".

Imagem ilustrativa da imagem Usinas acusadas de embolsar crédito bilionário
| Foto: Enio



PODER SEM PUDOR
Só mesmo cutucando
Henrique Hargreaves era o influente ministro de Itamar Franco quando, certa madrugada, circulou que ele havia morrido. Uma repórter amiga ligou para sua casa. Atendeu a mulher, hoje dona de butique em Brasília:
- E aí, tudo bem?
- Tudo bem, mas já é meio tarde, não acha?
- Desculpe, mas é que estão dizendo que o ministro morreu...
A sra. Hargreaves reagiu com surpreendente bom humor:
- Olha, ele está aqui do meu lado, aparentemente vivo. Mas vou dar uma cutucadinha para ver se está tudo em ordem...
___
Com André Brito e Tiago Vasconcelos
www.diariodopoder.com.br