Uruguai quer mais integração com os EUA
PUBLICAÇÃO
sábado, 10 de março de 2007
France Presse 
Estância Anchorena, Uruguai- O presidente esquerdista uruguaio, Tabaré Vazquez, defendeu ontem o livre comércio e um processo de integração aberto, em reunião com o americano George W. Bush.
''Criamos um espaço, a partir desta reunião, em que nossos técnicos e ministros poderão avançar em diversos temas'', disse Vázquez na Estância Anchorena, residência presidencial localizada a 200 km a oeste de Montevidéu.
Bush chegou sexta-feira ao Uruguai, segunda escala de sua visita à América Latina, com uma comitiva que inclui entre outros a secretária de Estado, Condoleezza Rice, e o secretário da Presidência, Josh Bolten.
''O Uruguai apresentou sua posição a favor do livre comércio e da redução das tarifas alfandegárias e dos subsídios que dificultam nossas vendas, sobretudo de produtos agropecuários (...)'', frisou Vázquez.
Questionado sobre a estratégia uruguaia de ampliar laços com os EUA, sem renunciar ao Mercosul, Vázquez afirmou que ''a estratégia de inserção internacional do Uruguai está bem definida. ''Apostamos num processo de integração aberto, mas também no processo de integração regional'', declarou.
Vázquez insistiu que seu país tem intenções de abandonar o bloco e indicou que o ''comércio que temos, assim como as relações culturais e históricas, com nossos irmãos da região são muito sólidas e fortes''.
Mas o desejo do Uruguai é que cada um dos integrantes do Mercosul ''possa exercer seu direito soberanos de desenvolver relações bilaterais com outros processos de integração''.
A chegada de Bush ao Uruguai foi marcada por manifestações contra sua visita, que contaram com a presença de ativistas argentinos. Um imponente esquema de segurança foi instalado, com vigilância aérea e das comunicações, instauração de perímetros de segurança e restrições de circulação.
A primeira-dama do Uruguai, Maria Auxiliadora Delgado, deve levar Laura Bush, a esposa do presidente americano, para uma visita do bairro antigo da capital de Colonia, patrimônio cultural da humanidade localizado a cerca de 25 km da fazenda presidencial.


