Urna eletrônica é substituída no Colégio Mãe de Deus
Antes do início da votação, em Londrina, equipamento foi trocado; balanço do TRE no fim da tarde aponta o registro de 12 substituições no PR
PUBLICAÇÃO
domingo, 27 de outubro de 2024
Antes do início da votação, em Londrina, equipamento foi trocado; balanço do TRE no fim da tarde aponta o registro de 12 substituições no PR
Jéssica Sabbadini - Especial para a Folha

A urna eletrônica da seção 9, no Colégio Mãe de Deus, no centro de Londrina, precisou ser substituída antes mesmo do início da votação para o segundo turno das eleições municipais, neste domingo (27). No local, os portões foram abertos às 8h05 por conta do problema e, na seção, a votação foi liberada apenas às 8h20.
De acordo Gisele Bortholazzi, administradora do prédio, todo o conjunto, formado pela urna e o terminal do mesário, estava funcionando normalmente no sábado (26), durante os testes feitos pela Justiça Eleitoral.
LEIA TAMBÉM:
= Pesquisa mostra empate entre Tiago (44,5%) e Maria Tereza (40,6%)
Neste domingo, a urna eletrônica ligou e emitiu a zerésima, mas o visor do terminal do mesário, que registra os trabalhadores da seção e as informações do título dos eleitores, não estava funcionando. O equipamento foi reiniciado quatro vezes, mas precisou ser substituído.
Na fila, muitos dos eleitores reclamaram do atraso, já que a votação começou apenas às 8h20. "Tenho compromisso às 9h e agora isso", lamentou uma eleitora.
Segundo o TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), até as 11h, houve a substituição de três urnas em Curitiba e duas em Londrina - a outra foi na seção 64, no Colégio Estadual Vicente Rijo, na região central.
BALANÇO
Entre as 6.381 urnas eletrônicas utilizadas nos 700 locais de votação no estado, foram registradas 22 ocorrências, o que corresponde a 0,034 % do total dos equipamentos. Entre essas ocorrências, 12 casos registrados eram de substituições de urnas eletrônicas.
Vale lembrar que as substituições por urnas de contingência por problemas técnicos não comprometem a totalização dos votos, visto que os votos registrados até a substituição da urna com defeito foram computados normalmente. (Com TRE)
(Atualizada)

