Uraí - Despachos, reuniões, reivindicações. Representantes de vários segmentos da sociedade de Uraí (26 km a oeste de Cornélio Procópio) poderão vivenciar por um dia, a rotina de administrar a cidade de 12 mil moradores. A experiência será possibilitada pelo projeto ''Prefeito por um dia'', de iniciativa da prefeita Iracelis Borghi (PSDB), que será implantado na Prefeitura de Uraí a partir do início de julho.
''Queria que o cidadão visse a importância e participasse mais de perto da função pública. Hoje a classe política está desacreditada e a comunidade tem que participar, saber que nem todos os políticos fazem administração em benefício próprio'', justificou a prefeita. ''Outro ponto que o projeto vai ajudar é na explicação sobre as atribuições do prefeito. As pessoas acham que o prefeito tem obrigação de fazer assistência social, mas além disso, temos que direcionar o município para que ninguém perca e todos os setores têm que ser desenvolvidos'', complementou.
Segundo Iracelis, o ''trabalho'' do ''Prefeito por um dia'' começará pela manhã, por volta das 7 horas, com a entrega de um material com noções básicas da Constituição Federal, Lei Orgânica do Município, Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei de Diretrizes Orçamentárias. ''Eles também farão visitas em obras, vão almoçar em uma creche, acompanhar as reuniões com os secretários, e vão poder dar opiniões sobre os problemas que surgirem'', explicou.
Os munícipes que irão participar do projeto serão indicados pelos segmentos organizados. ''Falar é muito fácil, mas estando no cargo fica muito mais difícil. As pessoas têm que saber as dificuldades de um administrador público'', concluiu.

mockup