Uma falha técnica teria causado o travamento do painel eletrônico da Câmara na quarta-feira, durante a votação do projeto que muda o artigo 618 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Essa foi a conclusão inicial dos três peritos da Unicamp que ontem deram início à auditoria no painel, apresentada durante uma reunião com diretores da Câmara e funcionários da Montreal, a empresa que cuida do computador.

A falha teria ocorrido logo depois que o painel foi aberto para a primeira votação do dia. Cerca de 20 parlamentares haviam registrado presença, quando, por causa de uma questão de ordem, o painel foi zerado. O sistema havia registrado a abertura do painel como se fosse a sessão 249 e pulou para o número seguinte, 250. Como o painel ficara aberto por poucos minutos, técnicos da Câmara recuaram o número para a sessão 249. Assim, evitariam uma falha na sequência de sessões.

Mas o computador central do painel tem um sistema de segurança destinado a impedir a superposição de dados. Registradas duas sessões 249, o sistema começou a emitir um aviso de erro. Quando o presidente da Câmara, Aécio Neves (PSDB-MG), acionou o botão que mostraria o resultado da votação, o computador travou.

Para não se expor frente às câmeras de televisão no momento de anunciar o voto, deputados governistas se retiraram do plenário. A votação teve de ser suspensa por falta de quórum. Aécio Neves quer retomá-la na terça-feira.

mockup