O governo vai sugerir ao Congresso Nacional, por meio de proposta de emenda constitucional, a criação de um sistema de controle e fiscalização interno para a Justiça do Trabalho. Outra medida em análise é a reativação de departamento existente até a Constituição de 1988, no âmbito do Ministério da Justiça, encarregado de intermediar o diálogo entre Executivo e Judiciário. Esse órgão ficaria encarregado de encaminhar sugestão de nomeações de juízes trabalhistas ao presidente da República, tirando do Palácio do Planalto essa função, que trouxe apenas desgaste, segundo autoridades governamentais.
Um projeto de lei deve propor a redução dos prazos para que o Tribunal de Contas da União (TCU) analise e dê seu parecer definitivo sobre irregularidades cometidas na administração pública. O Executivo também será incluído no pacote que está sendo preparado pelo governo com medidas para aumentar o grau de controle e transparência do Orçamento da União.
O objetivo é dar continuidade à ofensiva que o governo lançou desde o depoimento do ex-secretário geral da Presidência da República, Eduardo Jorge, para evitar novos desgastes com a crise que envolve a obra superfaturada do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP). O governo avalia que a discussão dessas medidas vai mostrar que há interesse em aperfeiçoar o sistema de repasse de recursos e evitar novos desvios de recursos.
Uma das propostas que estão sendo estudadas pelo governo é colocar na Internet as informações sobre a liberação de recursos e o andamento das obras que o governo federal está fazendo para permitir o acompanhamento público dos projetos.

mockup