Um mês depois dos atos extremistas que resultaram em um dos capítulos mais violentos da histórica democrática do Brasil, quem defende londrinenses investigados por possível participação nos atos de vandalismo contra as sedes dos Três Poderes da República contabiliza clientes liberados do sistema penitenciário e outros que permanecem presos.

Entre os oito moradores de Londrina representados pelo advogado Luiz Fernando Vilasboas, cinco conseguiram sair da prisão e outros três permanecem detidos. Quanto ao trio que não obteve a soltura, o advogado tem buscado mostrar à Justiça uma série de alegações para que eles tenham o mesmo destino dos demais.

Entre as linhas de argumento, Vilasboas sustenta que não há indício mínimo de autoria e materialidade contra os suspeitos, existe ausência de requisitos que autorizam a prisão preventiva e, além disso, nas palavras dele, a defesa conta com “robusto conjunto probatório, fruto de investigação defensiva realizada nas últimas semanas, que confirmam a tese defensiva.”

O advogado dos londrinenses alega ainda que a medidas cautelares diversas da prisão, tal como o monitoramento dos suspeitos por meio de tornozeleira eletrônica, devem ser consideradas pelo Judiciário.

Vilasboas informou que, até o momento, os oito não foram denunciados à Justiça pela PGR (Procuradoria-Geral da República). Ao todo, o defensor representa 35 moradores do Paraná investigados por possível envolvimento no ocorrido: 22 foram liberadas e 13 seguem presas.

A FOLHA também buscou ouvir o advogado Felipe Anabuki, mas ele não retornou ao pedido de entrevista até o fechamento da matéria. O defensor representa o empresário londrinense Claudio Mazzia, preso no último dia 27 pela Polícia Federal sob a suspeita de organizar uma excursão de ônibus de Londrina que levaram manifestantes até Brasília para participar dos atos de oito de janeiro.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.