UEL define hoje indicações para reitor interino
PUBLICAÇÃO
domingo, 12 de agosto de 2001
De Londrina 
O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Londrina (UEL) se reúne hoje à tarde para definir as indicações que serão apresentadas ao governador Jaime Lerner (PFL) para ocupar os cargos de reitor e vice-reitor interinos. Os conselheiros farão uma lista tríplice para cada cargo, que será enviada ao governo.
A elaboração da lista foi uma solicitação do próprio Lerner, que na última quinta-feira afastou Jackson Proença Testa e seu vice, Mauro Ticianelli, da reitoria. A administração de Testa cujo mandato iria até junho de 2002 foi acusada de irregularidades em relatório de uma comissão especial do Conselho Universitário.
A reunião de hoje será presidida pelo professor de Odontologia Newton Expedito de Moraes, por ser o decano (integrante mais velho do conselho). A escolha da lista é fechada e a votação, secreta. O novo reitor interino ficará à frente da UEL por 120 dias, até a convocação de novas eleições.
A tendência é que o médico Pedro Gordan, diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), encabece a lista tríplice para reitor. Gordan já tinha sido escolhido pelo conselho, na última quarta-feira, para ocupar a reitoria temporariamente. Na ocasião, os conselheiros também decidiram afastar Testa medida que só foi oficializada pela governador no dia seguinte.
Apesar das articulações, Testa adiantou na semana passada que irá defender o cargo na Justiça. Ele pretende ingressar esta semana com um mandado de segurança contra a decisão do governo de afastá-lo, além de processar criminalmente os membros da comissão especial do Conselho Universitário.


