O deputado estadual Tercílio Turini (PSD) encaminhou nesta segunda-feira (11) dois requerimentos ao IAT (Instituto Água e Terra) pedindo “atenção especial e esforços necessários” para reabertura do Parque Estadual Mata dos Godoy e a implantação de um projeto para revitalização do Jardim Botânico, em Londrina. A FOLHA mostrou na edição de fim de semana que os espaços verdes do município enfrentam situação de abandono.

A Mata dos Godoy está fechada desde 2020, quando a visitação foi interrompida em meio à pandemia da Covid-19. Trata-se de uma área de conservação com 690,17 hectares e é um dos maiores maciços florestais remanescentes de Mata Atlântico no Norte do Paraná. A transformação em parque estadual ocorreu em 1989 e desde 1995 estava aberto ao público.

“O Parque Estadual Mata dos Godoy é um tesouro de Londrina e do Paraná. Pode ser considerado um verdadeiro santuário da flora e da fauna, com um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica ainda preservados na região Norte do Estado”, afirma Turini no documento. “Toda essa riqueza natural merece ser conhecida pela comunidade, obviamente dentro de regras que impeçam qualquer tipo de risco à preservação.”

Inaugurado em 2006, o Jardim Botânico segue inacabado e com infraestrutura deteriorada
Inaugurado em 2006, o Jardim Botânico segue inacabado e com infraestrutura deteriorada | Foto: Roberto Custódio

Já no requerimento sobre o Jardim Botânico, o documento pede a implantação de um projeto de recuperação e revitalização do espaço, “bem como esclarecimentos acerca do detalhamento do projeto de melhorias, da tramitação do processo e das eventuais dificuldades para execução das obras e serviços no Jardim Botânico de Londrina”.

O jardim foi lançado pelo governo do Estado em 2006, durante a gestão do governador Roberto Requião. O espaço tem 73 hectares de área. Em 2023, a Prefeitura de Londrina e o governo estadual anunciaram uma parceria para promover melhorias na infraestrutura do parque e a sua revitalização.

LEIA MAIS

https://www.folhadelondrina.com.br/cidades/parques-de-londrina-enfrentam-situacao-de-abandono-3247282e.html?d=1

"O município de Londrina conta com um valoroso equipamento público na área ambiental de visitação e contemplação, o Jardim Botânico. Infelizmente, o local apresenta diversos problemas que impedem o melhor aproveitamento pela comunidade londrinenses e moradores de outras cidades", ressalta Turini.

CONCESSÃO EM PAUTA

O projeto que autoriza a Prefeitura de Londrina a conceder o Parque Municipal Daisaku Ikeda à iniciativa privada será votado na sessão desta terça-feira (12) da CML (Câmara Municipal de Londrina). O texto de n° 175/2023, assinado por Roberto Fú (PDT), aponta que a vencedora da licitação “poderá explorar o espaço como atividade econômica, fixando cobrança de valores que serão revertidos para a consecução dos serviços e manutenção da área licitada”.

Projeto que autoriza a Prefeitura de Londrina a conceder o Parque Municipal Daisaku Ikeda à iniciativa privada será debatido nesta terça pela Câmara de Londrina
Projeto que autoriza a Prefeitura de Londrina a conceder o Parque Municipal Daisaku Ikeda à iniciativa privada será debatido nesta terça pela Câmara de Londrina | Foto: Roberto Custódio

O Daisaku Ikeda foi inaugurado em 2000 e, após ter sido destruído por fortes chuvas em 2016, não voltou a ser aberto ao público. O espaço possui 120 hectares e está localizado a 12 quilômetros do centro de Londrina, na PR-218, na estrada para o distrito de Maravilha. O autor do PL argumenta que muitas áreas “estão necessitando de cuidados e revitalização” e que o município “não dispõe de condições para manter nem a estrutura para explorar esses parques”.

Se o projeto for aprovado e sancionado, caberá à concessionária realizar obras de revitalização do parque. “Nosso município é carente de boas áreas de lazer, mas temos ótimos parques com potencial até mesmo para a implantação de Parques Aquáticos, fomentando o turismo local, além de gerar economia aos cofres públicos”, acrescenta Fú no PL.