Imagem ilustrativa da imagem Turini é o novo presidente da Comissão de Saúde Pública da Assembleia
| Foto: Dálie Felber/Alep

O deputado estadual Tercilio Turini (PSD) é o novo presidente da Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa do Paraná e tem como meta ampliar a interlocução com Secretaria de Saúde do Estado, instituições da área e representantes dos usuários. “É uma das principais comissões permanentes do Legislativo, trata de temas com impacto direto na vida das pessoas”, comenta o parlamentar, que é da base de apoio de Ratinho Jr. (PSD) na AL.

Entre as atribuições estão analisar o mérito de projetos de lei, propor sugestões para otimizar o atendimento à população, realizar audiências públicas, fazer a tomada de contas sobre recursos públicos destinados ao setor e acompanhar políticas de saúde pública.

Tercilio Turini é médico, foi professor de Medicina da Universidade Estadual de Londrina e diretor do Hospital Universitário. “É uma prioridade na atividade parlamentar porque sei que nos municípios, nos estados e no país o maior desafio dos governantes sempre foi garantir assistência à população”, ressalta.

Turini diz que é preciso evoluir mais para dar conta da demanda reprimida em consultas especializadas, cirurgias e outros tratamentos, além da valorização dos profissionais e prestadores de serviços com a revisão da tabela de pagamento de procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). “Está muito defasada, há mais de 15 anos não é reajustada. Muitos médicos já não se interessam em atender pelo SUS”, atesta.

Os demais deputados estaduais titulares são Márcia Huçulak (vice-presidente), Delegado Jacovós, Arilson Chiorato, Luís Corti, Mabel Canto e Marcio Pacheco. No dia 7 de março a Comissão de Saúde realiza a audiência de prestação de contas da Secretaria de Saúde do Estado relativa ao último quadrimestre de 2022.

ORÇAMENTO

O deputado estadual Evandro Araújo (PSD) foi confirmado como relator do Orçamento do Estado para o período de 2023 e 2024. Entre as principais funções do relator estão o fechamento do Plano Plurianual (PPA), da Lei Orçamentária Anual (LOA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

”O relator tem que dialogar com todos os deputados, receber emendas, fazer mudanças nos projetos e aprovar uma proposta que represente o interesse público de todos os paranaenses", comentou Araújo.

A Comissão do Orçamento será presidida pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) e terá como titulares os deputados Delegado Jacovós (PL), Arilson Chiorato (PT), Anibelli Neto (MDB), Fabio Oliveira (Podemos) e Luiz Fernando Guerra (União Brasil).

***

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link