TRT instala hoje duas novas varas em Curitiba
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 28 de julho de 2005
Rodrigo Sais<br> Equipe da Folha 
Curitiba - O presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, Fernando Eizo Ono, participará hoje da instalação de duas novas varas da Justiça do Trabalho em Curitiba. A criação das novas varas é resultado da aplicação de uma lei aprovada no Congresso Nacional em 2004, que permitiu a instalação de 25 varas no Estado.
O cronograma inicial previa a criação de apenas uma vara em 2005, mas após vários pedidos dos presidentes dos TRTs estaduais o Tribunal Superior do Trabalho (TST) adiantou a instalação das varas previstas para 2006. Além da 19 e da 20 Vara do Trabalho que serão instaladas hoje na capital, duas já foram criadas no interior: uma em Paranaguá e uma em Umuarama. Até o final do ano, oito municípios devem também ter suas varas instaladas: Loanda, Foz do Iguaçu, Bandeirantes, Nova Esperança, Dois Vizinhos, Porecatu, Santo Antônio da Platina e Cambé.
Londrina também deve receber uma nova vara do trabalho a partir do ano que vem. ''A dificuldade que encontramos em Londrina é encontrar um imóvel que possa sediar tanto as varas como os setores de arquivo e almoxarifado, que hoje estão distribuídos em três imóveis da cidade. Mas pretendemos instalar a nova vara no mesmo prédio das cinco já existentes até encontrarmos um imóvel que possa solucionar o problema da falta de espaço'', comentou Ono.
Segundo o presidente do TRT, as novas varas aliviam a sobrecarga de processos para os atuais juízes trabalhistas, mas ainda não são suficientes para atender toda a demanda gerada no Estado. Em Curitiba, cada vara chega a receber até 1,5 mil processos por ano. ''A emenda constitucional que reformou o poder Judiciário trouxe novas atribuições à Justiça do Trabalho, o que vai acarretar na entrada de mais processos para os TRTs. Estamos agora aguardando para ver em quanto será aumentado o volume de trabalho, para que depois possamos reivindicar a criação de novas varas'', explicou Ono.
O presidente do TRT garante que não haverá problemas para suprir as vagas para servidores criadas com a nova lei. ''Homologamos no primeiro semestre um concurso público e estamos chamando os candidatos aprovados para assumirem suas funções. Temos apenas um déficit de juízes substitutos. Estamos no meio de um concurso público para selecionar novos magistrados, mas até agora apenas nove candidatos foram aprovados nas duas primeiras etapas, e ainda temos mais duas restantes. Já estamos planejando um novo concurso para suprir a demanda nas varas que serão criadas'', afirmou Ono.


