Tribunal de Contas aprova plano estratégico até 2016
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Maigue Gueths<BR>Equipe da Folha 
Uniformizar os procedimentos dos controles externos e digitalizar todos os processos são as principais ações a serem implementadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TC) nos próximos anos. Essas e outras diretrizes fazem parte do Plano Estratégico de ação do tribunal, um estudo que reúne as diretrizes do órgão até 2016, e que foi apresentado ontem aos servidores da casa.
O planejamento foi elaborado durante pouco mais de um ano de reuniões, análises e consultas, que envolveu servidores, técnicos, conselheiros e a Coordenadoria de Planejamento do TC, sob coordenação da empresa de consultoria Gestão & Desenvolvimento Empresarial Ltda. O resultado foi um conjunto de ações em áreas como pessoal, informática, logística e controle externo, necessárias para melhorar os trabalhos do órgão.
''Não se faz nada sem planejar. O fundamental será dar maior agilidade na prestação das contas'', avaliou o presidente do TC, Hermas Brandão. A digitalização de todos os processos, para ele, é uma das ações que deve resultar em rapidez no andamento dos processos. ''Não podemos mais conviver com tanto papel. Se for tirar tudo, devemos ter uns 300 quilos ou mais de papel aqui'', disse.


