Trem de passageiros entre Londrina e Maringá terá estudo de viabilidade
O trajeto é um dos seis avaliados pelo governo federal para implantação do serviço
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 07 de fevereiro de 2024
O trajeto é um dos seis avaliados pelo governo federal para implantação do serviço
Douglas Kuspiosz - Reportagem Local
Uma audiência nesta quarta-feira (7) com o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, discutiu a implantação de um trem de passageiros entre Londrina e Maringá, iniciativa conhecida como “Trem Pé Vermelho” e que vem sendo discutida no Paraná desde os anos 2000.
O presidente da Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), Alex Canziani, a deputada federal Luísa Canziani (PSD) e o deputado federal Luiz Nishimori (PSD) participaram do encontro.
A iniciativa do governo federal analisou 400 trechos para implementação do transporte ferroviário, sendo que seis foram considerados viáveis - no Paraná, o único é entre Londrina e Maringá. O presidente da Codel aponta que o próximo passo é a realização do EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental), que deve ocorrer no próximo mês.
“Está bem encaminhado. Eles têm, inclusive, a aprovação da possibilidade de recurso do próprio governo. Ele [secretário] pediu o apoio para que a bancada [de deputados] possa ajudar”, diz Canziani.
“O trem vai contribuir para que tenhamos mais mobilidade e infraestrutura na nossa região, além de atrair investimentos”, salientou a deputada.