Pelos números da Justiça Eleitoral de Londrina, 110 pessoas deram início ontem ao treinamento para as funções de primeiro mesário e presidente de seção, na sede do Fórum Eleitoral. Ao todo, cerca de 1,8 mil voluntários e convocados participarão dos encontros, em três turnos, até o próximo dia 15.
Eles serão distribuídos em quatro para cada uma das 930 seções em 132 locais de votação. Os convocados para trabalhar no dia 3 de outubro receberam ontem um manual com as instruções de trabalho, assistiram a vídeos educativos fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e participaram até de sorteio de brindes. Parte de um esquema de motivação, a iniciativa teve a Folha como um dos parceiros.
Chefe de cartório da 41 Zona Eeitoral e um dos coordenadores do treinamento, Luciano Sodré Galves destacou algumas orientações que, na opinião dele, são fundamentais para um transcorrer tranquilo do processo eleitoral. Um desses pontos, afirmou, é o atendimento a eleitores embriagados ou sem o título em mãos. ''Além disso, há os que não conseguem concluir o voto. Nesse caso, pedimos à equipe que oriente o eleitor a seguir uma cola com os números do candidato ou que, sem ela, que a providencie fora do local de votação'' explicou.
Em Londrina, o treinamento segue até o dia 15. No próximo sábado, o treinamento será realizado em Tamarana, no salão paroquial.

mockup