A diplomação do senador Hugo Napoleão (PFL) como governador do Piauí, que estava marcada para às 9 horas de hoje, no Tribunal Regional Eleitoral, foi suspensa pelo juiz federal Roberto Veloso, um dos sete membros do TRE e ex-militante do PC do B, partido do vice-governador Osmar Júnior, também cassado pelo TSE junto com o governador Francisco Moraes, o Mão Santa (PMDB).

Veloso acatou liminar pedida pelos advogados de Mão Santa e determinou que a diplomação somente ocorra depois que o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Kleber Eulálio, for oficialmente comunicado da vacância do cargo. A diplomação só ocorreria 24 horas depois de formalizada a comunicação da cassação e a consequente posse do presidente da Assembléia, substituto constitucional do governador em impedimentos como esse.

A liminar causou polêmica. O deputado estadual Leal Júnior estranhou que, mesmo informado sobre a cassação do governador, o TRE do Piauí não comunicou o fato ao presidente da Assembléia para ser empossado interinamente no cargo. A reviravolta judicial deu fôlego aos partidários do ex-governador Mão Santa, que ontem ocuparam o Palácio de Karnak, sede do governo estadual. Passeata reuniu ccerca de 10 mil pessoas.

mockup