Curitiba O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) iniciou ontem o treinamento dos mesários que vão trabalhar nas eleições deste ano em Curitiba. Até 25 de setembro, serão treinadas 15.470 pessoas na capital. Nos municípios do interior outros 111.315 eleitores vão passar pelo curso, mas a data do treinamento depende do juiz eleitoral de cada localidade. Em todo o Paraná, 152.147 pessoas trabalharão no pleito de 6 de outubro.
Apesar da urna eletrônica, que facilitou o processo eleitoral, o número de mesários continua o mesmo desde 1996, quando a novidade foi implantada. De acordo com o TRE, a quantidade de pessoas envolvidas na votação só vai cair quando os eleitores estiverem bem familiarizados com o equipamento. Em 1996, apenas as capitais realizaram a votação com urna eletrônica; em 2000, o equipamento foi usado em todo o Brasil. A expectativa do TRE era de diminuir o número de convocados neste ano, mas como o pleito é considerado complexo, já que seis cargos estão em disputa, é preciso a participação das 152 mil pessoas.
Durante o treinamento, os mesários assistem a um vídeo explicativo e recebem orientação de como agir em determinadas situações e também aprendem o que é permitido ou proibido na seção eleitoral. Uma das orientações é deixar o eleitor usar boné ou camiseta do candidato, mas não permitir que ele fale muito alto em quem vai votar.
''A grande dúvida dos mesários é saber o que fazer se a pessoa demora muito para votar'', relatou a técnica judiciária Cláudia Ivana da Silva Neneve, uma das treinadoras do TRE. Mas ela disse que os mesários de ontem saíram tranquilas do curso. Os mesários também fizeram uma simulação de voto.

mockup