Traiano é reeleito para o quarto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa


Guilherme Marconi - Grupo Folha
Guilherme Marconi - Grupo Folha

Com 48 votos favoráveis e seis abstenções, a chapa Parlamento Forte, única inscrita, reconduzirá o deputado estadual Ademar Traiano (PSDB) ao quarto mandato consecutivo  como presidente da Assembleia Legislativa do Paraná. A eleição da Mesa Executiva da AL foi realizada nesta segunda-feira (10) e é válida para o período que vai de fevereiro de 2021 a janeiro de 2023. 

Traiano é reeleito para o quarto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa
Luciomar Castilho/Alep
 


Para Traiano, a reeleição é resultado das inovações realizadas pelo Poder Legislativo. “Prevalecem nesse momento as medidas que a Mesa vem implementando ao longo desse período de pandemia, e a experiência que adquirimos ao longo de todo o período. A condução do processo legislativo, apesar de sermos um órgão independente, é fundamental para que se dê celeridade para ações. Esse é o grande objetivo da nossa permanência na Casa. E é assim que pautamos nossa trajetória e vida política”, completou o deputado, que está no oitava legislatura.




Os deputados Luiz Claudio Romanelli (PSB) e Gilson de Souza (PSC) seguem à frente da primeira e segunda Secretarias, respectivamente. Já o deputado estadual Tercilio Turini (CDN) será o primeiro vice-presidente da Assembleia a partir de fevereiro de 2021. Ou seja, o primeiro da linha sucessória, cargo que substitui o presidente do Legislativo Estadual. “É um cargo importante não só para mim, como para Londrina e cidades da região. Ao longo dessas últimas legislaturas, realmente nossa região foi sub-representada na Assembleia. É um argumento que foi utilizado para minha indicação, pela importância que temos. Até por isso que a base aliada achou importante a representação ser nossa aqui. Aumenta a responsabilidade", afirmou o deputado que representa cidades do norte e norte pioneiro do Paraná. 


Turini faz parte da base de apoio do governador e esteve com Ratinho Junior (PSD) desde o início da campanha eleitoral. Já na legislatura anterior, no governo Beto Richa (PSDB), era uma liderança da chamada "bancada independente". Segundo o parlamentar londrinense, seu perfil conciliador e moderador em debates foi o que o levou à indicação pelos pares. "Nós levamos temas importantes como a questão da saúde, o debate sobre o Iapar e até sobre a data-base dos servidores, que fizemos alguns ajustes." Atualmente, Tercilio Turini é o segundo vice-presidente e está no terceiro mandato na Assembleia. Também é médico, professor universitário e ex-vereador em Londrina.    


FIM DA CASTA

Para o deputado estadual Tadeu Veneri (PT), a oposição considera o processo de reeleição por mais de uma vez um prejuízo para a democracia. O grupo de deputados pretende apresentar um projeto propondo  permitir apenas uma reeleição para que os principais cargos da Mesa Executiva fiquem no poder por no máximo quatro anos consecutivos. "A gente acaba criando uma casta dentro da Assembleia, que ela se naturaliza, mas obviamente quem tem esse poder da Mesa Diretora, de administrar quase R$ 1 bilhão de recursos, 2.500 funcionários, vai criando uma relação muito estreita com o governo e isso é ruim para a Assembleia, cria uma zona de conforto e alguns questionamentos, e a Mesa Executiva vai virando um grande  grupo de amigos." 


O deputado Goura (PDT) também lamentou a falta de renovação da Assembleia Legislativa. "O deputado tem essa função de fiscalizar o Executivo. E na Assembleia, quem faz isso é levado à oposição, que tem poucos deputados. Somos apenas sete e nem conseguimos montar uma chapa para fazer uma proposta alternativa."  


Perfil da Mesa. Confira: 

Ademar Traiano (presidente) - Advogado e empresário, iniciou na vida pública como vereador em Santo Antônio do Sudoeste, em 1982. Presidente da Assembleia Legislativa por três mandatos, foi governador interino em três oportunidades. Atualmente cumpre o oitavo mandato como deputado estadual. 


Tercilio Turini (1° vice-presidente) - Médico e professor universitário e ex-vereador em Londrina, Tercilio Turini exerce o terceiro mandato de deputado estadual. Ocupa atualmente o posto de segundo vice-presidente da Assembleia. Representa as regiões Norte e Norte Pioneiro do Paraná. 


Do Carmo (2° vice-presidente) - Paulo Rogério do Carmo tem 40 anos e é natural de Maringá, onde exerceu o cargo de vereador. Advogado, possui pós-graduação em Direito Aplicado e Direito e Processo Penal. Iniciou carreira na Polícia Militar do Paraná em 1997, sendo posteriormente aprovado no concurso de Cabo da Polícia Militar em 2005 e no concurso de Sargento em 2007. Cumpre seu primeiro mandato como deputado estadual.


Requião Filho (3° vice-presidente) - Advogado formado pela CEUB e Especialista em Políticas Públicas, Maurício Thadeu de Mello e Silva é curitibano e exerce seu segundo mandato como deputado estadual. É filho do ex-Senador e ex-Governador do Paraná Roberto Requião. É o atual 3º vice-presidente da Mesa Diretora da Assembleia.


Luiz Claudio Romanelli (1° secretário) - Luiz Claudio Romanelli é advogado e especialista em gestão urbana. Atual 1° secretário da Assembleia, cumpre seu quinto mandato. Antes disso, foi vereador em Curitiba. Também exerceu os cargos de secretário estadual de Habitação, presidente da Cohapar e secretário estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária. Também atuou na iniciativa privada nas áreas de obras e importação.


Gilson de Souza (2° secretário) - Gilson de Souza cumpre seu terceiro mandato na Assembleia. Atualmente ocupa a 2° Secretaria da Cassa. É formado em Teologia e Gestão Pública, além de ser pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) e membro do Conselho Estadual da IEQ. No Partido Social Cristão (PSC), o deputado Gilson é o vice-presidente do diretório estadual.


Alexandre Amaro (3° secretário) - Alexandre Amaro é natural de Santo André (SP) e vive no Paraná desde 2010. Exerce seu primeiro mandato como deputado estadual, ocupando atualmente o cargo de 5° secretário da Casa. Atua como radialista e apresentador e já trabalhou como gerente em instituição financeira. É graduado em Teologia pela FATERJ.


Nelson Luersen (4° secretário) - Nelson Luersen é catarinense e ocupa seu quarto mandato como deputado, sendo um deles como suplente. Foi três vezes prefeito de Planalto. Atualmente ocupa o cargo de 4° secretário da Assembleia.




Gilberto Ribeiro (5° secretário) - Catarinense de Lages, o deputado estadual José Gilberto do Carmo Alves Ribeiro exerce seu terceiro mandato. É radialista, jornalista e apresentador de televisão. Foi eleito em 2010 pela primeira vez. Atualmente ocupa o cargo de 3° secretário da Assembleia.

Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Últimas notícias

Continue lendo