Tominaga vai representar Londrina em programa trainee no Japão
Entre as atividades previstas está a entrega de pinturas feitas por alunos da rede municipal
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 02 de fevereiro de 2024
Entre as atividades previstas está a entrega de pinturas feitas por alunos da rede municipal
Douglas Kuspiosz - Reportagem Local

O vereador Eduardo Tominaga (PSD) viajou nesta sexta-feira (2) para participar de um programa trainee no Japão. Indicado pela Associação da Irmandade Londrina-Nishinomiya, o parlamentar foi selecionado pela Hyogo Overseas Trainee Program. O objetivo é reforçar a parceria Brasil-Japão, Paraná-Hyogo e Londrina-Nishinomiya, além de discutir ações para o fortalecimento da cultura japonesa na região. Também participam representantes de Maringá, Curitiba e Paranaguá.
O vereador aponta que é "uma grande honra" apresentar Londrina e o que tem sido desenvolvido na cidade para fortalecer a cultura japonesa e a irmandade com Nishinomiya. "Seja por meio de projetos de lei, pelas festas tradicionais e tão expressivas, como a Expo Japão e o Londrina Matsuri e, ainda, por meio das associações, grupos musicais e artísticos, da educação, em conjunto com o município e a UEL [Universidade Estadual de Londrina], dentre tantas outras importantes parcerias”, diz o parlamentar, que vai entregar ao prefeito de Nishinomiya, Toshiro Ishii, um convite para participar das comemorações dos 90 anos de Londrina.
Tominaga também lembra que a relação entre Londrina e Nishinomiya é antiga e que muitas missões oficiais já foram feitas - as cidades são irmãs desde 1977. “A gente está muito orgulhoso e feliz, realmente. Estamos participando desse momento super importante juntamente com os nossos irmãos lá do Japão”, acrescentou.

TROCAS CULTURAIS
Entre as ações feitas em Londrina que serão apresentadas, Tominaga levará pinturas produzidas pelos alunos da Escola Municipal Dalva Fahl Boaventura durante a Semana da Irmandade Londrina-Nishinomiya - criada após PL do vereador, em 2020. O workshop com os estudantes do 5° ano foi orientado pelo artista plástico Carlos Kubo, com o tema “Aves Brasileiras”
As obras farão parte de uma exposição organizada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), no Japão.
“Estamos levando em mãos os desenhos para eles. E também tem outros desenhos que eles mandaram para cá, que vieram através de um projeto da Unesco. É um projeto super importante que ocorre há décadas e Londrina sempre participou”, ressaltando que essa é uma troca de informações culturais entre os alunos das duas cidades. (Com assessoria)

