O empresário Sebastião Egidio Leite (PT), o "Tião Dias", é o novo prefeito de Jundiaí do Sul (Norte Pioneiro). Ele e o vice Wander Fonseca tiveram 1.357 votos válidos (65,49%) e assumirão o comando do município pelos próximos dois anos. A diplomação será no dia 22 de dezembro.
O candidato ao cargo, Marcio Leandro da Silva (PMDB) que atuava como prefeito interino, e o vice Joel Barbosa Vieira tiveram 715 votos (34,51%). De acordo com o juiz da 82ª Zona Eleitoral (ZE), Rogerio de Vidal Cunha, o pleito foi tranquilo, sem intercorrências.
Ao todo, 2.139 eleitores compareceram às urnas, mas houve abstenção de 18,33%, ou seja, 480 pessoas não votaram. Já os votos nulos e brancos somaram 3,13%. Com a divulgação do resultado, os eleitores foram para as ruas e o prefeito eleito, utilizou um caminhão trio elétrico para comemorar a vitória.
"Eu já esperava esse resultado. Agora é hora de cumprir as promessas de campanha, priorizando a saúde, a educação, as estradas e a geração de empregos. Essa é a prova de que a população queria uma mudança", afirmou Tião, se referindo ao fato de não ter nenhuma experiência política.
Segundo ele, só se candidatou ao cargo porque estava cansado de ver a população sofrendo com a má administração. "Festas eram feitas com o dinheiro do hospital, com o dinheiro público", completou.
O vice Wander Fonseca acredita que o resultado foi um reflexo da campanha "sola de sapato", visitando casa por casa. "Temos muita responsabilidade a partir do ano que vem. É com muito amor e empenho que queremos começar uma nova história em Jundiaí do Sul. Nossa cidade precisa alavancar e essa vitória resulta de uma angústia que o povo sofre há muito tempo", disse.
Com aproximadamente 3,5 mil habitantes, a eleição foi o assunto da semana e ontem, após a votação, os eleitores iam se reunindo na praça central para repercutir os possíveis resultados das urnas.
E o que se ouvia entre a população, a estabilidade política era a única certeza. "O que nós queremos é um prefeito bom, que fique no cargo. A gente não quer mais escândalo. Queremos atenção, mais médicos, equipamentos hospitalares, remédios", desabafou o agricultor José Francisco Ribeiro.
"Ele merece esse crédito. Era o resultado esperado", completou o professor aposentado Felippe Azevedo.
O candidato Marcio Silva, o "Marcinho do Saleto" acompanhou a votação em sua residência. A reportagem tentou repercutir o resultado por celular, mas ele não atendeu às ligações.
A eleição suplementar em Jundiaí do Sul foi autorizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após o prefeito Jair Sanches (PR) e a vice Izabela Rodrigues (PSC), eleitos em 2012, terem o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, por abuso de poder político.
Porém, a cidade vem sofrendo uma instabilidade política há seis anos. Durante este período, cinco prefeitos já assumiram o comando do Executivo.