O prefeito de Londrina, Tiago Amaral (PSD), votou por volta das 10h deste domingo (25), no Colégio Universitário, na região central da cidade, durante o segundo turno das eleições presidenciais. Com um adesivo do candidato Flávio Bolsonaro (PL) no peito, Amaral afirmou esperar que as eleições promovam a “mudança que o Brasil quer e precisa”. Em Curitiba, o governador eleito do Paraná, Sergio Moro (PL), também declarou apoio ao candidato e disse acreditar em uma vitória por mais de três pontos percentuais sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Amaral chegou ao local de votação acompanhado de secretários e assessores. Sem filas na seção eleitoral, levou poucos minutos para registrar o voto. Em entrevista à imprensa, afirmou que espera manter um bom relacionamento institucional com o próximo presidente da República, “independentemente de lados”, e com Moro, que assumirá o governo estadual em janeiro de 2027.

Prefeito Tiago Amaral compareceu ao Colégio Universitário, em Londrina, neste domingo (25), no segundo turno das eleições presidenciais
Prefeito Tiago Amaral compareceu ao Colégio Universitário, em Londrina, neste domingo (25), no segundo turno das eleições presidenciais | Foto: : Divulgação

Na véspera da votação, o prefeito e o governador eleito participaram de uma manifestação de apoio a Flávio Bolsonaro em Londrina. O ato, realizado no sábado (24), também contou com a presença do senador eleito Filipe Barros (PL), que organizou a mobilização na cidade.

A aproximação ocorre em um momento de definição das futuras relações políticas entre a Prefeitura de Londrina, o governo estadual e o Palácio do Planalto. Embora Amaral seja filiado ao PSD e Moro ao PL, os dois estiveram juntos na campanha presidencial. O resultado do segundo turno determinará também o cenário de articulação política para a busca de recursos federais e a execução de projetos de interesse do município.

Moro vota em Curitiba e projeta vitória de Flávio Bolsonaro

O senador e governador eleito do Paraná, Sergio Moro (PL), votou por volta das 9h deste domingo, no Clube Duque de Caxias, em Curitiba. Acompanhado da esposa, Rosangela Moro (PL), ele reafirmou o apoio a Flávio Bolsonaro e demonstrou confiança no resultado da eleição presidencial.

“Eu aposto numa vitória do Flávio por mais de três pontos percentuais. Claro que a gente tem que tratar isso com muita humildade”, afirmou.

Moro disse que sua expectativa está relacionada ao desempenho do candidato nas pesquisas durante a campanha, mas reconheceu que o resultado dependerá da apuração oficial. Também pediu que os eleitores compareçam às urnas.

Governador eleito Sergio Moro votou em Curitiba
Governador eleito Sergio Moro votou em Curitiba | Foto: : Divulgação

O governador eleito defendeu uma mudança no comando do governo federal e criticou a política econômica e a segurança pública durante a administração de Lula. Entre os problemas citados estão os juros elevados, o endividamento das famílias e a criminalidade.

Moro também afirmou esperar uma relação favorável entre o Paraná e o governo federal caso Flávio Bolsonaro seja eleito. Ele defendeu a retomada de investimentos federais em infraestrutura e citou obras financiadas com recursos de Itaipu durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, como a Ponte da Integração, na região de Foz do Iguaçu.

A expectativa de uma parceria política com o próximo presidente também esteve presente na mobilização de sábado em Londrina. Durante a visita à cidade, Moro comentou a formação do futuro secretariado estadual e afirmou que ainda está avaliando nomes para compor o governo.

Chuvas atingiram 18 municípios do Paraná

Antes de comentar a disputa presidencial, Moro manifestou solidariedade às famílias atingidas pelos temporais dos últimos dias no Paraná. Segundo balanço divulgado pela Defesa Civil no sábado (24), as chuvas afetaram aproximadamente 7,4 mil pessoas em 18 municípios.

O governador eleito afirmou que pretende fortalecer a estrutura de preparação e resposta da Defesa Civil durante sua gestão. Também elogiou a atuação dos bombeiros militares, das equipes de proteção e das prefeituras no atendimento às ocorrências.

No Paraná, a eleição para governador foi definida no primeiro turno. Neste domingo, os eleitores do Estado voltam às urnas apenas para escolher o presidente da República entre Lula e Flávio Bolsonaro. A votação termina às 17h, quando poderá começar a divulgação dos resultados pela Justiça Eleitoral.

mockup