Terceirizadas da Câmara também atrasam salários
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 16 de janeiro de 2009
Fábio Cavazotti<br>Reportagem Local 
O atraso no pagamento de salários por empresas terceirizadas que prestam serviços para a Prefeitura de Londrina, também atinge a Câmara Municipal. Duas empresas que atendem o Legislativo devem receber notificações extra-judiciais nos próximos dias: a Tolimp, responsável pelo setor de limpeza, e a Servil, ligada à segurança. A Tolimp já é alvo de investigação administrativa na prefeitura por atraso no pagamento de salário de 517 funcionários que fazem a limpeza de prédios públicos municipais.
O contrato da Tolimp com a Câmara, no valor de R$ 19 mil mensais, é executado por meio de 17 profissionais de limpeza. Já a Servil mantém sete vigilantes ao custo de R$ 15 mil por mês para o legislativo. As duas empresas não teriam quitado ainda os salários de dezembro.
As denúncias de atraso nos salários levaram o presidente interino da Câmara, Jairo Tamura (PSB), a pedir providências da procuradoria jurídica. Tamura não foi localizado ontem pela Câmara.
A procuradoria também vai apurar suspeita de que as empresas não estariam depositando o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) de seus funcionários. Quanto à Tolimp, há ainda a suspeita de que o pessoal da limpeza estaria sendo obrigado a cumprir carga horária superior ao registrado em cartão ponto.
A FOLHA confirmou o atraso nos salários do pessoal da limpeza ontem à tarde. Quanto aos vigilantes, um deles informou que o salário de dezembro já foi pago e que o problema persiste apenas quanto aos tickets-alimentação. Se ficar comprovado danos à execução do serviço, a Câmara pode até cancelar os contratos. A Tolimp informou no início da semana que o pagamento dos salários estão sendo regularizados. A reportagem não conseguiu contato com a Servil, que tem sede em Cascavel.


