A Associação Comercial e Industrial de Telêmaco Borba (128 km ao norte de Ponta Grossa) está desenvolvendo uma campanha de apoio aos candidatos do município. A campanha, que espalhou 20 outdoors na cidade, tem o objetivo de estimular o eleitor a votar nos ‘‘candidatos da terra’’. Campanhas semelhantes também estão sendo realizadas em Cascavel, Campo Mourão e Francisco Beltrão. Telêmaco Borba tem cinco candidatos (três a estadual e dois a federal) e nenhum representante na Câmara dos Deputados e Assembléia Legislativa.
‘‘Os candidatos de fora aparecem aqui de quatro em quatro anos para pedir voto, mas depois não voltam’’, reclama o presidente da entidade (Acitel), Tomaz Antunes Neto. Segundo ele, os chamados pára-quedistas ‘‘roubaram’’ quase 20% do total de votos em 1994 - 7,6 mil votos de 40,4 mil. Hoje são 47 mil eleitores no município, que tem cerca de 70 mil habitantes. ‘‘Agora esperamos que os candidatos daqui sejam bem votados’’, diz Antunes Neto.
A Acitel lembra que o único deputado estadual eleito por Telêmaco Borba foi Péricles Pacheco da Silva, em 1982. Ele já faleceu. Para a Câmara dos Deputados, nunca houve representante.
Segundo Antunes Neto, a Acitel não quer privilegiar este ou aquele candidato e sim o município. ‘‘Precisamos fortalecer Telêmaco Borba e melhorar as condições de vida da população’’, argumenta. Antunes Neto diz que a cidade é a 14ª do Estado em arrecadação, mas vive apenas em função da Klabin. ‘‘Precisaríamos ter outras fontes de renda’’, defende. A Klabin, que produz papel e celulose, é a maior empregadora do município e, segundo a Associação Comercial, oferece 3,5 mil empregos.
Ele lembra que no ano passado, Telêmaco perdeu a chance de garantir a implantação da indústria de embalagens Tetrapac para Ponta Grossa por falta de representantes. O presidente da Acitel espera que a campanha alcance resultado já no próximo mês, com a eleição de candidatos do município. ‘‘Se não der nesta, pelo menos vamos conscientizando para as próximas’’, diz o dirigente. Os candidatos a deputado federal de Telêmaco Borba são Edemilson Siqueira Pukanski (PMDB) e Márcio Artur de Matos (PT) e a estadual José Carlos Santos (PT), Mário Pazzinatto (PMDB) e Pedro Cortez (PPB).Marcos BorgesPára-quedistasTomaz Antônio Neto, presidente da Acitel, em frente ao outdoor em Telêmaco Borba: ‘‘vote em candidatos da terra’’Patrícia Zanin