A Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) vai promover quatro seminários destinados a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos em outubro último nos 399 municípios paranaenses. Os encontros serão realizados em Londrina (18 de novembro), Maringá (19), Curitiba (21) e Foz do Iguaçu (25), entre as 8h30 e 12 horas.
''Nosso objetivo é apresentar aos eleitos os rumos para uma gestão pública eficaz, além dos fundamentos técnicos e legais para o equilíbrio das contas'', afirma o presidente do TCE, conselheiro Nestor Baptista, que fará a palestra de abertura dos encontros. Além dele, serão palestrantes o assessor técnico da Presidência do TCE-PR, Duílio Luiz Bento (que abordará as relações institucionais entre o Tribunal e os municípios); a diretora de Contas Municipais, Luciane Maria Gonçalves Franco (Lei Orgânica, Regimento Interno e o trâmite de processos no TCE) e técnicos da Diretoria de Contas Municipais, DCM (Tipos e formas de prestação de contas e áreas priorizadas nessa análise).
Segundo Luciane Franco, os seminários buscarão oferecer, de forma objetiva e didática, o conhecimento necessário para a gestão dos recursos e a prestação de contas sob a responsabilidade dos gestores. Os novos prefeitos e presidentes de Câmaras, que tomarão posse em 1º de janeiro, deverão enviar ao TCE a prestação de contas do exercício de 2008 até 31 de março do próximo ano.
Os seminários promovidos pelo TCE têm o apoio da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e da União dos Vereadores do Estado (Uvepar). As inscrições, gratuitas, deverão ser feitas pelo site do Tribunal, no link: www.tce.pr.gov.br/tcacao_eventos_agendados.aspx.

mockup