Curitiba - O Tribunal de Contas do Estado (TCE) pretende inovar na maneira como as auditorias do órgão são conduzidas. Hoje, um grupo de técnicos do TCE viaja até Matinhos, no Litoral, para reunir-se com representantes da comunidade local e levantar mais evidências sobre irregularidades cometidas nas contas públicas do município. Segundo o conselheiro Fernando Mello Guimarães, é a primeira vez que o TCE realiza uma reunião deste porte com a população para fortalecer as ações de investigação do órgão.
Uma auditoria realizada pelo TCE no final do ano passado apontou um desvio de verbas públicas de R$ 2,6 milhões, o que motivou o afastamento do prefeito Acindino Matos Duarte (PMDB) após um pedido de intervenção feito pelo TCE ao governador Roberto Requião (PMDB) em fevereiro deste ano. No pedido de intervenção, o TCE destacou a falta de destinação de recursos previstos em lei para educação, irregularidades na contratação de empresas que prestavam serviços à prefeitura e fraude no sistema de cobranças de impostos municipais.
Os técnicos do TCE apuraram que a maior parte dos recursos desviados tinha origem na cobrança do IPTU dos moradores de Matinhos. A população era chamada para quitar seus débitos diretamente na prefeitura, mas os valores pagos eram lançados a menor no sistema contábil da administração, com a diferença sendo desviada por funcionários públicos. O TCE está enviando agora correspondências a 2.850 moradores do município, solicitando informações sobre quando e como os débitos foram quitados. O tribunal também solicitará mais informações junto às empresas que prestavam serviços na gestão de Acindino Duarte.

mockup