TC pede reprovação das contas de Uraí
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 22 de maio de 2009
Fábio Cavazotti<br>Reportagem Local 
O Tribunal de Contas do Estado (TCE/PR) emitiu parecer prévio aconselhando a desaprovação da prestação de contas da Prefeitura de Uraí (26 km de Cornélio Procópio) relativa ao exercício fiscal de 2007.
De acordo com o documento (acórdão Nº 908/09), a administração do prefeito Susumo Itimura (PSDB) pode ter incorrido em dez tipos de irregularidades administrativas, dentre elas resultado deficitário das fontes não vinculadas, abertura de créditos adicionais sem lei específica, omissão de conta corrente no sistema informatizado, movimentação de recursos em instituição financeira privatizada, falta de retenção das contribuições dos agentes políticos ao INSS e ausência de pagamento dos precatórios notificados antes de julho de 2006.
O Ministério Público (MP) que atua junto ao TCE acompanhou o parecer da Diretoria de Contas Municipais (DCM) e referendou o pedido de reprovação das contas. A DCM emitiu seu parecer após análise da gestão orçamentária, financeira e patrimonial da prefeitura.
O parecer prévio só não foi encaminhado ainda à Câmara de Vereadores de Uraí - a quem cabe aprovar ou desaprovar o parecer -, porque o Tribunal preferiu oficiar as instituições bancárias que operam com a prefeitura solicitando fornecimento de documentos, ''a fim de possibilitar a análise de quaisquer possíveis indícios de desvio de recursos públicos''.
O documento é assinado pelo presidente do TCE, Nestor Baptista, e pelo relator, Thiago Barbosa Cordeiro.
A assessoria do prefeito Susumo Itimura pediu à FOLHA para ouvir o secretário de Administração, Admílson Pitoli, sobre o parecer. Pitoli afirmou ontem que desconhecia o documento e pediu prazo até segunda-feira para se manifestar.


