Taniguchi deve fechar equipe ainda hoje
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 19 de dezembro de 1996
Sérgio Wesley<br> Sucursal de Curitiba 
O prefeito eleito de Curitiba, Cássio Taniguchi (PDT), anuncia amanhã a composição do seu secretariado. Ele se reúne hoje com o prefeito Rafael Greca, com o PFL e com o governador Jaime Lerner para fechar a equipe. Até ontem, Taniguchi não sabia quem vai colocar na direção do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), um dos cargos estratégicos de sua administração.
Taniguchi visitou ontem a Sucursal de Curitiba da Folha de Londrina e disse não ter nomes para quatro cargos em sua equipe. Exceto o Ippuc, ele preferiu não revelar quais as cadeiras que ainda estão vagas. Taniguchi já comandou o Ippuc e confessou estar encontrando dificuldades para escolher alguém. Ele queria o engenheiro Luiz Hayakawa nesse cargo, mas o governador Jaime Lerner não abriu mão dele na direção da Comec.
O prefeito eleito não confirmou, mas também não desmentiu a manutenção de Ivo Mendes Lima na Cohab-CT e de João Carlos Baracho na Secretaria da Saúde. Segundo Taniguchi, cada partido aliado deverá ocupar duas secretarias. O PTB, por exemplo, deve ser representado por Mendes Lima na Cohab e pelo vereador Geraldo Yamada na Indústria e Comércio. Com isso, o suplente Geraldo Bobato assumiria uma vaga na Câmara Municipal. O PPB deve ficar com Saneamento e Urbanismo.
O PFL tem reservada a Secretaria do Abastecimento para Delmo de Almeida Filho. O partido também pode ocupar a área da Educação com Estefano Ulandowski. Mas o partido quer a Secretaria do Meio Ambiente, reservada por enquanto para Fabiano Braga Cortes Júnior (PDT). O PFL vai negociar hoje com Taniguchi o aproveitamento de Fabiano Jr. na Secretaria de Governo para que o partido ocupe o Meio Ambiente.
Outra dúvida de Taniguchi é quanto ao espaço que será ocupado pelo seu vice, Algaci Túlio. Túlio deve decidir hoje se renuncia ao mandato de deputado estadual para assumir as funções de vice-prefeito de Curitiba.
Legislativo Cássio Taniguchi reuniu-se no início da noite de ontem com os vereadores eleitos pelo PDT para fechar um acordo para a presidência da Câmara Municipal. O candidato de Taniguchi é João Cláudio Derosso, mas José Aparecido Alves, o Jotapê, não havia desistido de sua candidatura até o início da reunião de ontem.
Taniguchi garante que o PDT vai unido para a eleição da direção da Câmara. Ele não descarta o nome de Jotapê, mas defende mudanças na postura da Câmara e nos grupos de comando do Legislativo.


