Taniguchi confia na vitória no 1º turno
PUBLICAÇÃO
domingo, 16 de julho de 2000
Rubens Burigo Neto De Curitiba 
Eleito em 1997 com 43,07% dos votos válidos dos eleitores de Curitiba, o atual prefeito da cidade, Cassio Taniguchi (PFL), está confiante que será reconduzido ao Palácio 29 de Março no dia 1º de outubro. A confiança da reeleição já no primeiro turno, segundo ele, justifica-se pela realização de todas as suas propostas apresentadas na campanha passada como a integração com a Região Metropolitana, a ampliação e melhoria no sistema de transporte coletivo e os programas na área social.
Apesar de tamanha segurança, Taniguchi diz que toda sua equipe está preparada para enfrentar um segundo turno. Demonstrando tranquilidade, ele assegura que foi o primeiro político de sua coligação Sempre com você (PFL, PTB, PSB, PL, PSD, PSC, PRN, PST, PRP, PT do B, PPB e PTN) a alertar aos correligionários sobre os perigos do salto alto durante uma campanha eleitoral.
Com 44% da preferência do eleitorado (segundo revelou a pesquisa DataFolha do último dia 2), o atual prefeito da capital paranaense sabe que os adversários de oposição vão jogar pesado durante a campanha. Mas Taniguchi aposta que a tática está desgastada, e que a utilização do que ele considera baixarias é um desrespeito à inteligência dos eleitores.
Taniguchi minimiza a influência do senador Roberto Requião (PMDB) no pleito que se aproxima e tampouco quis fazer comentários sobre os outros candidatos a prefeito. O prefeito faz parte da equipe técnica/política do governador Jaime Lerner (PFL) desde a década de 70. Apesar de ter trabalhado mais na área técnica, ele parece ter aprendido o suficiente para tomar gosto pelo setor político. Afinal, já não se tornou tradição entre os políticos afirmar-se que, em eleição como no futebol não se escolhem os adversários?


