São Paulo - O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) afirmou que o PL deveria desistir de se coligar com o PT no Estado de Alagoas, permitindo a retomada da candidatura da senadora Heloísa Helena (PT-AL) ao governo estadual.
Ontem de manhã, Heloísa Helena anunciou de forma oficial sua desistência de disputar o governo, revelada na terça-feira passada, em discurso no plenário.
Ela descarta completamente uma aliança em Alagoas com o PL, exigência dos liberais para apoiar o presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ela classifica os integrantes do PL local como ''desqualificados da política alagoana'' e ''colloridos'' - aliados do ex-presidente Fernando Collor de Mello (PRTB).
''Na medida em que o PL de Alagoas naturalmente teria uma propensão a estar junto a outros candidatos ao governo estadual; na medida em que em São Paulo o PL apoiou outro candidato (Paulo Maluf, do PPB), será que realmente seria o caso de insistir tanto para que o PL e o PT estejam juntos?'', afirmou Suplicy.
Para o senador, ''todo o esforço deve ser feito para que prevaleça a candidatura de Heloísa Helena''. Ele recomendou ao povo de Alagoas que ''conclamem a senadora Heloísa Helena para que volte a ser candidata''.
Suplicy evitou criticar a imposição da Executiva Nacional do PT, que ameaçou com uma intervenção no diretório estadual, caso não fosse feita a coligação com o PL. Ele afirmou que foi voto vencido contra a aliança e que irá respeitar a decisão do partido.
Durante os quatro anos em que conviveram no Senado, Suplicy tornou-se um dos petistas mais próximos de Heloísa Helena. Ele apoiou a senadora durante as investigações sobre a violação do painel eletrônico do Senado, quando Heloísa Helena foi acusada por Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) de ter votado a favor do senador cassado Luiz Estevão (PMDB-DF).
A senadora retribuiu a solidariedade de Suplicy ao apoiá-lo durante sua separação da prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT). Ela chegou a lhe enviar um bilhete de solidariedade, durante sessão do Senado.

mockup