WashingtonO Pentágono conseguiu interceptar e destruir na madrugada de ontem, sobre o Pacífico, um míssil lançado para testar o polêmico sistema de defesa antimísseis, revelou o departamento de Defesa. Este foi o quarto teste bem sucedido do sistema de defesa antimísseis, destacou o porta-voz do Pentágono Cheryl Irwin. A interceptação ocorreu às 2H41 GMT (23h41 Brasília) de ontem. O míssil intercontinental, que levava uma falsa ogiva nuclear, havia sido lançado às 2H11 GMT, revelou Irwin.
O míssil interceptor foi lançado do atol de Kuajalein, nas Ilhas Marshall, 20 minutos após o disparo do primeiro míssil, precisou o porta-voz.
Este foi o sexto teste com o sistema, já que as duas primeiras provas fracassaram. A prova de ontem teve um custo em torno de 100 milhões de dólares.
O polêmico projeto de escudo antimísseis, defendido arduamente pelo presidente George W. Bush, viola o tratado ABM assinado com Moscou em 1972, o que levou o governo americano a pedir o fim do acordo no final do ano passado.
Como há um prazo de seis meses entre o pedido formal e o fim efetivo do tratado, o ABM só perderá sua validade em junho próximo.
Sexta-feira, o secretário norte-americano de Defesa, Donald Rumsfeld, comemorou o fim do tratado ABM afirmando que ‘‘a partir de junho, estaremos em condições de testar e desenvolver efetivamente os sistemas de defesa antimísseis’’.
AfeganistãoSoldados da coalizão antiterrorista continuava ontemm buscando covas ocupadas por combatentes talebans e da al Qaeda refugiados no leste do Afeganistão, onde já encontraram material militar e documentos ‘‘importantes’’, informou um porta-voz norte-americano.
Por seu turno, o ex-rei do Afeganistão, Mohamed Zahir Sha, manifestou seu apoio aos pedidos para que se estenda a presença da força de paz no país.

mockup