A subcomissão da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos do Senado) que investiga os incentivos fiscais dados pelos governos estaduais para a industrialização e que tentaria desvendar o segredo em torno do protocolo firmado entre o Paraná e a montadora francesa Renault não vai mais se reunir com os secretários da Fazenda e Planejamento do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, em Curitiba, amanhã. A sabatina ficou para terça-feira às 17 horas, em Brasília.
O vice-presidente da subcomissão, senador Osmar Dias (PSDB), informou ao deputado Aníbal Khury (PFL), que iria ciceronear o encontro e que o presidente da comissão Fernando Bezerra entende como mais produtiva a conversa em Brasília, aonde os senadores teriam melhores condições para ouvir os secretários. A transferência não foi bem digerida pelo secretário da Fazenda Giovani Gionédis que, ‘‘por problemas de agenda’’, não deve comparecer.
Na verdade, as questões políticas estariam ‘falando mais alto’ que as técnicas. Gionédis não estaria disposto a se expor em ‘território’ dominado pelos senadores Osmar Dias e Roberto Requião (PMDB). Eles prometem fazer severas críticas com relação ao governo Lerner e à situação financeira do Estado. Osmar, por outro lado, estaria receoso de vir à Assembléia. O líder do governo Valdir Rossoni (PTB) planeja, nos bastidores, divulgar dossiê envolvendo supostas irregularidades na compra de ovelhas durante o governo Requião. Osmar era o secretário da Agricultura na época. (L.D.)

mockup