Brasília, 28 (AE) - O Supremo Tribunal Federal (STF) poderá concluir na próxima semana um julgamento que tende a proibir as empresas de doarem dinheiro para campanhas eleitorais. Iniciado em dezembro, o julgamento já conta com quatro votos contrários ao financiamento por pessoas jurídicas, entre eles o do relator do caso, Luiz Fux. Agora, os sete outros ministros que integram o plenário do STF deverão revelar os seus votos.
A expectativa é de que a maioria siga o voto de Fux. Ele conseguiu por enquanto o apoio de três colegas - Joaquim Barbosa, Luis Roberto Barroso e Dias Toffoli. Em dezembro, quando o placar estava 4 a 0 pela proibição do financiamento por pessoas jurídicas, o ministro Teori Zavascki pediu vista.
Se a decisão do plenário do STF realmente for contrária ao financiamento pelas empresas, o tribunal terá de definir se ela valerá já na eleição deste ano. Parte dos ministros do Supremo entende que não há obstáculos para isso.

mockup