SP transfere secretarias para economizar
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 19 de junho de 2003
Agência Estado 
São Paulo- O governo de São Paulo estuda transferir cinco ou seis secretarias, localizadas em regiões nobres da capital paulista, para o centro da cidade. A intenção é comprar vários prédios na região, a fim de economizar no aluguel gasto com as administrações em locais mais valorizados. Segundo cálculos do governo, o custo da compra dos imóveis corresponderia à metade do que é gasto hoje com o aluguel das secretarias situadas, por exemplo, nas Avenidas Paulista, 9 de Julho e Brigadeiro Faria Lima.
A medida, de acordo com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), faz parte de uma série de decisões estudadas para reduzir os gastos da máquina administrativa estadual e serão discutidas na reunião de secretariado, marcada para hoje, das 9 às 16 horas, no Instituto Florestal, zona norte.
Outro tema a ser debatido no encontro são os leilões eletrônicos para a compra de bens e serviços, instrumento adotado com sucesso por algumas pastas, mas não por todas. Alckmin disse que o mecanismo tem se mostrado um instrumento importante para melhorar a eficiência do gasto público e citou o exemplo recente da compra de 700 carros, cujos preços ficaram em média 20% a 25% abaixo dos lances iniciais. ''Algumas secretarias estão com nota 10. Outras, nós vamos apertar. Se não comprar pelo pregão eletrônico, não terá dinheiro'', afirmou o governador, sem mencionar quais pastas não correspondem às expectativas.


