Cesar FerrarifBrasil em açãoOutdoor: grito de basta e advertência da sociedadePonta Grossa amanheceu ontem repleta de outdoors com mensagens repudiando os sucessivos escândalos políticos que estão prejudicando a imagem do município. O texto dos outdoors, ‘‘Chega de Escândalos - A família ponta-grossense exige respeito’’, faz alusão principalmente a denúncia envolvendo o prefeito Jocelito Canto (sem partido), acusado de violência sexual por uma secretária.
Os outdoors são assinados pelo ‘‘MovimentAção’’ - Movimento de Ação e Conscientização Política - integrado por profissionais liberais, líderes comunitários e representantes da sociedade organizada. De acordo com Cenir Frare da Cunha, esposa do ex-prefeito e ex-deputado federal Otto Santos da Cunha, a cidade não suporta mais escândalos. ‘‘Estamos sendo expostos com frequência, de uma maneira pejorativa, na mídia nacional’’, disse Cenir, que é uma das coordenadoras do MovimentAção.
O movimento, que completará um ano de existência em março, tem como um de seus objetivos incitar a discussão política em Ponta Grossa, principalmente entre as mulheres, que muitas vezes ficam alheias ao processo, explica Cenir. Lembrando que uma das funções do grupo vem sendo a fiscalização dos poderes Executivo e Legislativo, Cenir acrescenta que o movimento está envolvido não somente com política partidária, mas também com a política social.
Com relação ao caso específico do prefeito Jocelito Canto, acusado de violência sexual, ‘‘tudo o que nós queremos é justiça’’, disse. ‘‘Não estamos culpando ninguém. Nossa intenção é contribuir para que essa situação seja passada a limpo’’, sentencia. No entender de Cenir, o problema se complica ainda mais quando a pessoa envolvida nos escândalos é um homem público.
Segundo Cenir, as mensagem espalhadas pelos outdoors têm por objetivo mostrar para as autoridades, assim como para toda a sociedade, que o MovimentAção está acompanhando de perto tudo o que acontece na cidade, defendendo e lutando pela preservação da integridade moral do município.

mockup