Sociedade não quer mais vereadores
PUBLICAÇÃO
sábado, 09 de julho de 2011
Loriane Comeli <br>Reportagem Local 
A exemplo de várias cidades, como Foz do Iguaçu e Maringá, entidades de Londrina lançaram uma campanha contra o possível aumento do número de vereadores na cidade. Hoje há 19 cadeiras na Câmara Municipal de Londrina, mas a Constituição Federal, modificada pela Emenda 58/2009, permite que o número seja de até 25 parlamentares. Entrevistados pela FOLHA, a maioria dos vereadores defendeu o aumento das vagas para 21, número que existia até 2004.
Porém, para as entidades, o número atual de vereadores é suficiente para a cidade. ''Entendemos que não é necessário aumentar o número. É preciso criar condições para que esses vereadores exerçam bem sua função'', disse Nivaldo Benvenho, presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), entidade que participa da campanha.
A campanha, que será divulgada em outdoors, jornais, rádios, televisões e outras mídias, terá a seguinte mensagem: ''Precisamos de mais saúde, mais educação, mais infraestrutura. Não precisamos de mais vereadores.''
Benvenho disse acreditar que o aumento do número de vereadores poderia criar mais gastos e esse dinheiro seria melhor empregado em obras e ações necessárias ao município. ''São mais assessores, mais gastos com salários e despesas no Legislativo'', comentou o empresário. ''A posição da sociedade é contrária ao aumento do número de vereadores, não só aqui, mas em várias cidades do País. A sociedade precisa ser ouvida.''
O presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Gustavo Andrade e Lopes, elogiou a declaração do presidente da Câmara, Gerson Araújo (PSDB), de que pretende discutir com a sociedade antes de colocar em votação possível projeto de lei para aumentar o número de vagas. ''Toda discussão é positiva. Esperamos ser convidados para o debate. Se quiserem aumentar o número de vereadores, terão de demonstrar e convencer a todos da necessidade de mais parlamentares'', defendeu Lopes.
Segundo Benvenho, dezenas de entidades de classe participam da campanha e por isso elas não foram nominadas. O manifesto é assinado por Sociedade Civil Organizada. O presidente interino da Câmara, Rony Alves (PTB), não foi localizado para comentar o manifesto das entidades.
Busdoor
Os idealizadores da campanha contra o aumento do número de vereadores queriam fazer o lançamento nos ônibus que circulam em Londrina, mas não houve autorização das empresas. O gerente geral da Transportes Coletivos Grande Londrina, Gildalmo Mendonça, disse que o contrato com o município proíbe as empresas de divulgarem este tipo de publicidade. ''Somos concessionários de serviço público e, pelo contrato, não podemos divulgar propaganda de cunho político ou religioso. Não há nada que possamos fazer.''


