'Só contratar não resolve', diz secretária
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Vinícius Zanin <br> Reportagem Local 
O edital, divulgado pela Prefeitura, contempla 55 vagas, no total, para a àrea da saúde. A secretária municipal de Saúde, Ana Olympia Dornellas, afirmou que este pode ser um caminho para o gerenciamento da saúde em Londrina, porém a contratação de recursos humanos não pode ser o único foco para a solução de todos os problemas diagnoticados na saúde do município.
''Estas 55 vagas vêm suprir uma necessidade já anunciada. Mas existem também outras medidas que complementam essa ação. É preciso focar em uma reforma estrutural em todo o quadro de saúde no município. Nossa luta é no sentido de implantarmos uma lógica de prevenção como base de promoção da saúde, e assistência como um fator necessário a ser prestado'', avalia.
A secretária, informou, também, que novos profissionais já estão ingressando no atendimento, devido ao concurso aberto pelo ''pacotão da saúde'', sancionado no mês anterior. ''São mais 30 enfermeiros, 75 auxiliares e 25 administrativos, que já estão sendo encaminhados aos póstos de trabaho'', afirma.
Ana Olympia ressaltou que os esforços da secretaria agora devem ser concentrados na ''atenção primária à saúde''. ''Isso significa que nós temos que trabalhar na porta de entrada do usuário. É preciso estabelecer o vínculo entre ele e a sua Uninidade Básica de Saúde. Também é preciso fazer com que a Unidade consiga atender essa demanda, de maneira eficaz. E isso só vai ser possível por meio de uma política de prevenção e promoção, que já está sendo formulada pela secretaria'', conclui.


