Sindserv protocola medida contra suposto desconto
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 28 de agosto de 2006
Janaina Garcia<br> Reportagem Local 
A queda de braço entre a Prefeitura de Londrina e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina (Sindserv) ante a greve iniciada há 22 dias chegou à Justiça. Ontem, o Sindserv protocolou no Fórum um mandado de segurança para impedir o suposto desconto dos dias parados.
De acordo com o presidente do Sindserv, Marcelo Urbaneja, um grupo de 12 servidores o procurou ontem com cópias do holerite obtidas ''junto ao sistema da Prefeitura''. Nos documentos - segundo Urbaneja, todos anexados no pedido de liminar à Justiça -, foi anotado o desconto de oito dias referentes à greve deste ano. Em 2005, os 31 dias de paralisação também foram alvo de briga judicial entre as partes, embora até agora não tenham sido efetivados.
''Alguns servidores entraram no sistema e imprimiram cópia do próprio holerite, o que acabou retirado depois pela Prefeitura. Só o que o que nos chegou já vale para antecipar a medida judicial'', explicou. De acordo com Urbaneja, o desconto não poderia ser efetuado não apenas ''por ferir o direito constitucional de greve'', como pelo período considerado.
''O fechamento considera o período de 15 de junho a 15 de julho, e a greve iniciou dia 8 de agosto. Nem teria como haver uma medida dessas agora'', reclamou. O pagamento da categoria deve ser creditado no próximo dia 31. Desde que a greve iniciou, o prefeito Nedson Micheleti (PT) tem afirmado que tem ''a obrigação'' de não pagar os dias parados.
A assessoria de imprensa da Prefeitura estranhou a denúncia, ''até porque os holerites são entregues na casa do funcionário, não via sistema''. A administração vai aguardar a manifestação da Justiça.


