O Sindserv-LD (Sindicato dos Servidores Municipais de Londrina) apresentou, em reunião no começo de janeiro, uma pauta com 21 reivindicações do funcionalismo londrinense. Entre as demandas, explica o presidente da entidade, Fábio Molin, está a realização do concurso público da Prefeitura, que foi anunciado este mês e terá vagas para mais de 60 cargos na administração municipal. A previsão é que o edital seja publicado ainda durante o primeiro bimestre.

Segundo Molin, o teste seletivo que emprega cerca de mil pessoas em Londrina vai vencer em março e o sindicato teme que os serviços públicos sejam prejudicados. Hoje, são aproximadamente nove mil efetivos. Como este é um ano eleitoral, há pressa para que o concurso seja homologado até, no máximo, 30 de junho. Essa etapa precisa ocorrer até três meses antes do pleito para que os servidores possam ser contratados.

“Vamos ter mais de mil pessoas que hoje estão trabalhando no processo seletivo e vão sair do quadro, vão parar de atender à população, e nós não temos um concurso público estartado pela administração. Foi prometido, foi dada entrevista, inclusive, falando que teria um concurso público, mas até agora nada foi realmente efetivado”, diz o presidente, que teme a sobrecarga dos servidores municipais.

CAAPSML

A tendência, continua Molin, é que a contratação de servidores também ajude a fortalecer a Caapsml (Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina), já que os efetivos contribuem para a previdência municipal.

Outro ponto central da reivindicação dos servidores é a recomposição da inflação de 2023, que deve girar entre 3,5% e 4%. A data-base é fevereiro.

“Alguns pontos são perenes, eles ficam o ano todo sendo discutidos, mas alguns são mais urgentes, como a recomposição da inflação e a questão do concurso para recompor os quadros da Prefeitura”, continua.

OUTROS PONTOS

Entre a agenda discutida na reunião também está a licença prêmio dos servidores, que Molin aponta que está “represada”, com um valor menor sendo pago, e o anuênio dos trabalhadores. “Teve uma interrupção durante a pandemia [da Covid-19] e aí, para a maioria dos cargos, esse anuênio não contou durante 18 meses”, aponta.

A contribuição previdenciária dos aposentados, a correção em 20% do auxílio-alimentação, o adicional de insalubridade para professores e o PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários) de algumas funções completam a pauta. As mudanças nas carreiras já foram discutidas e devem ser enviadas para a CML (Câmara Municipal de Londrina).

“A reunião foi mais para apresentar esses dados para o prefeito [Marcelo Belinati], as solicitações dos servidores com relação às reivindicações, e temos uma nova rodada onde a Prefeitura vai trazer alguns pontos que eles analisaram para a gente poder dar continuidade”, acrescenta.

ANÁLISE

Procurada pela reportagem, a Prefeitura afirmou que “as reivindicações do Sindserv foram recebidas pelo prefeito Marcelo Belinati, que as encaminhou para análise das secretarias de Planejamento e de Fazenda”.