Curitiba - Os servidores da saúde pública do Paraná fizeram ontem um protesto contra o aumento da jornada do trabalho que está sendo empregada pela Secretaria de Estado da Saúde. A manifestação foi em frente ao Palácio das Araucárias, no Centro Cívico, em Curitiba. Os funcionários públicos da saúde cumprem uma jornada de trabalho de 30 horas semanais. ''Temos essa carga horária definida há quase 20 anos. Ela está adequada às normas da Organização Mundial de Saúde e é a mesma carga semanal do setor privado'', argumentou Maria Elaine Rodella, diretora de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Pública do Estado do Paraná (SindSaúde).
Elaine disse que a proposta estadual é aumentar a jornada de trabalho para 40 horas semanais, resgatando a Lei Estadual 13.666, editada no governo Jaime Lerner (PSB). O impasse entre trabalhadores e secretaria teria iniciado em novembro do ano passado. Através de nota oficial, a Secretaria de Saúde informou que os trabalhadores terão que cumprir as 40 horas semanais previstas na legislação estadual e no Decreto 4.345 de 2005. Os funcionários que não cumprirem terão as horas não trabalhadas descontadas dos salários, conforme circular em vigor desde 29 de março.
Os descontos serão feitos a partir de análise do Estatuto do Servidor Público Estadual que diz que até uma hora de atraso, o desconto é equivalente a um terço da remuneração diária do servidor. Mais de uma hora de atraso, o desconto é referente à remuneração diária (desconto enquadrado em falta injustificada). Um levantamento prévio feito pela secretaria mostrou que no mês de maio há o registro de 545 casos de não cumprimento da jornada de 40 horas semanais ou de faltas injustificadas entre os servidores da saúde. Esse total representaria 8% dos cerca de 6,8 mil servidores da área.

mockup